Intervenções nas instalações da Higiene Urbana da CML

STML reúne com a Direção Municipal da Higiene Urbana (DMHU), a Direção Municipal de Manutenção e Conservação (DMMC) e com a Direção Municipal de Recursos Humanos (DMRH)

 

No seguimento da reunião de 19 de janeiro, teve lugar a 23 de setembro uma nova reunião com as três direções municipais – DMHU, DMMC e DMRH – que, a par do STML e do STAL, constituem o Grupo de Trabalho conjunto para identificar, debater e solucionar os problemas que se verificam a nível das instalações e condições de trabalho na higiene urbana. Sublinha-se que este Grupo de Trabalho foi determinado pelo Acordo celebrado em junho de 2023 no âmbito da greve parcial dos trabalhadores deste setor de atividade. As obras de conservação e manutenção das instalações de higiene urbana, de caráter não estrutural, relembramos, estão orçamentadas em cerca de 500 mil euros. Sobre o debatido e comunicado, sintetizamos o seguinte. Assim,

Instalação Problemas identificados

Ponto de situação

Oficinas do DRMM no Polo dos Olivais Substituição da rede de água e rede de ar comprimido Foram realizadas pequenas intervenções de melhoria, que se esperam concluir na sua totalidade até ao fim deste ano. Por outro lado, o processo envolvendo a manutenção da cobertura (pintura, isolamento, iluminação, etc.) só terá lugar em 2025, numa intervenção avaliada em 750 mil euros, mas ainda dependente da autorização do Executivo.
UHU dos Olivais Impermeabilização de caleiras, intervenção na cobertura e vãos. Pinturas interiores e exteriores, substituição do pavimento do gabinete dos encarregados e secretaria. Substituição de torneiras e isolamento das tubagens de água quente e chuveiro. Organização do espaço dos molhados. Além da substituição da caldeira, que teve lugar em 2023, avançaram com pequenas intervenções na zona dos chuveiros. Contudo, vários problemas persistem, avaliando-se a sua reparação e/ou correção apenas no próximo ano.
PL Valsassina Impermeabilização de caleiras, intervenção na cobertura e vãos. Pinturas interiores e exteriores. Substituição das torneiras e isolamento das tubagens de água quente. Alcatroamento, cerca, portão, secadores de toalhas e substituição dos armários. Concluíram o processo de impermeabilização, isolamento e pintura. Substituíram os armários mais danificados. Neste momento, estão a avaliar o processo da vedação e do alcatroamento que só será, porventura, iniciado em 2025.
UHU Filipe da Mata

 

Beneficiação do pré-fabricado, revisão da rede de águas, pinturas interiores do posto. Aumento do número de balneários e chuveiros. Realizaram pequenas intervenções urgentes de manutenção. Continuam a avaliar um novo espaço para esta instalação, existindo já um projeto nesse sentido sem, porém, ter ainda verba cabimentada.
UHU Telheiras Beneficiação do pré-fabricado, pinturas interiores e exteriores. Alcatroar e sistema de intrusão. Intervenções de melhoria terminadas. Preparam-se para iniciar o processo com vista à instalação/construção dos novos pavilhões. Este processo poderá ter início de facto apenas em 2025. Avaliam paralelamente o alcatroamento.
Marvila – Edifício B Substituição de loiças sanitárias no balneário masculino. Beneficiação de dois gabinetes previstos para o NAGE. Concluíram as obras de melhoramento deste espaço, estando a faltar apenas o processo da caldeira, que se espera concluir em outubro.
Balneário do DRMM no Polo dos Olivais Substituição do pavimento por antiderrapante, beneficiação geral. As obras iniciar-se-ão a 25 de setembro e a zona do balneário ficará interditada. Os trabalhadores irão utilizar os chuveiros do COR durante o período da intervenção estimado entre 45 a 60 dias.
Parque Contentores Colégio Militar Beneficiação do pré-fabricado, substituição do pavimento. Este processo ficou encerrado com a desativação deste espaço. Os serviços da HU aqui instalados serão agora transferidos para o Parque das Nações.
UHU Boavista

 

Reparação do pavimento da secretaria e gabinete do coordenador. Alargamento da copa. Reparação dos azulejos. Arranjo do portão e cancela. Escoamento das águas nos balneários. Já ocuparam uma parte do edifício dos CTT, localizado no interior do complexo municipal. Avaliam neste momento a utilização de outras áreas neste edifício para acolher a parte operacional. A médio-longo prazo, referem querer desativar as “velhas” instalações, que poderão passar a servir de armazém, num processo que deverá ser articulado com a DMC e o DDS.
NOR Instalação de um telheiro novo e obras de manutenção. Sala de lazer. Secadores de cabelos e mãos. Mais tomadas elétricas nos balneários. Mais pontos de água no estacionamento. Admitem os atrasos nas intervenções neste local de trabalho. Preparam-se para fazer um novo levantamento das necessidades de melhoramento.
COR Reforçar o varandim e ampliar o espaço exterior com proteção para a chuva. Admitem atrasos na resolução dos problemas identificados pelo STML, estando neste momento a estudar soluções e caminhos para a sua concretização.

Outros Assuntos

À margem das questões relacionadas com as instalações da higiene urbana, o STML referiu ainda os problemas com a zona dos molhados na UHU de Belém/Restelo, também na UHU dos Olivais e do COR.  Também foi questionado para quando a abertura dos espaços de toma de refeições nas Unidades, em todos os horários de trabalho, ao que a DMRH informou que esperam ter este tópico resolvido até ao fim deste ano, à exceção da UHU dos Olivais, cujo processo só deverá estar resolvido no próximo ano.

A DMRH comunicou por fim, que será aberto em breve um novo processo concursal, através de contratos de trabalho a termo certo, na categoria de cantoneiro (50 vagas) e na categoria de condutor de máquinas pesadas e veículos especiais (30 vagas).

Conclusões

As respostas concedidas pelos responsáveis hierárquicos da autarquia sobre as intervenções e melhoramentos dos locais de trabalho da higiene urbana, mesmo admitindo aspetos positivos, revelam uma certa desvalorização perante os compromissos assumidos em junho de 2023 (acordo celebrado com a CML), principalmente no que concerne aos prazos acordados e sistematicamente desrespeitados. Mais importante ainda, secundarizam algumas das reivindicações dos trabalhadores, protelando as respostas que se exigem.

Perante esta postura, o STML prepara para outubro uma ronda de plenários com os trabalhadores deste setor de atividade, propositando avaliar os caminhos possíveis que melhor defendam os seus direitos e expetativas, sabendo que só com o seu envolvimento na resolução dos seus próprios problemas, com confiança e determinação, avançamos na obtenção de respostas e soluções céleres, eficazes e sérias.

Dá mais força ao Teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

Partilha este artigo nas tuas redes

ARTIGOS RELACIONADOS

Trabalhadores do Município de Lisboa em LUTA!
Trabalhadores Penha de França saem à rua em LUTA!