STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados
Aos trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 02 Fevereiro 2023 15:42

Praca-do-municipioA programação das férias de cada um, no próximo mês de março, tem como referência, pelo menos, os 25 dias de férias!

 

Estamos a chegar ao mês de março, altura em que por imperativo legal, somos obrigados a calendarizar as nossas férias, sujeitando-as à consideração superior. Contudo, se neste mero formalismo, nada nos merece qualquer crítica ou chamada de atenção, em relação aos dias de férias a que todos, no mínimo, temos direito, as preocupações são outras, face ao historial dos últimos dois anos.

A Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas (LGTFP) determina um mínimo de 22 dias de férias para os trabalhadores da administração pública. Acresce a majoração dos anos de serviço, ou seja, a um bloco de dez (10) anos, há mais um (1) dia de férias, a um bloco de vinte (20) anos, dois (2) dias de férias, a um bloco de trinta (30) anos, três (3) dias de férias, e assim sucessivamente.

Continuar...
 
Urge AUMENTAR os salários! Dia 9 de fevereiro é dia de luta! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 02 Fevereiro 2023 10:59

9-fev-2023Concentração às 15h00 no Largo de Camões.

Pré-aviso de greve das 12h00 às 21h00.

 

Os preços dos bens essenciais, das rendas, das energias, das telecomunicações, dos combustíveis, aumentam sem parar, mas os salários parecem diminuir a um ritmo ainda mais acelerado. O Governo PS continua a fazer de conta que tudo corre bem…

A 17 de janeiro Fernando Medina afirmou que “a nossa política salarial é a política adequada para responder às necessidades de assegurar o poder de compra durante o ano de 2023, sem com isso contribuir para um aumento das tensões inflacionistas no nosso país”. Descaramento e falta de vergonha não parece faltar aos membros do atual Governo liderado por António Costa.

Para os trabalhadores da administração pública, os aumentos verificados este ano são, em média (3,6%), sempre bastante inferiores à taxa de inflação prevista (5,8%), ou seja, 2023 será por este caminho mais um ano em que haverá diminuição do poder de compra dos trabalhadores, com a degradação das suas condições de vida associado a um acelerado empobrecimento.

 

Em suma, nos últimos 14 anos (de 2009 a 2023), os trabalhadores em funções públicas viram os seus rendimentos diminuir cerca de 20%!

Continuar...
 
Aos Sapadores Bombeiros de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 31 Janeiro 2023 14:48
RSB reduzidoSTML reúne com CML
 

O STML reuniu no passado dia 27 de janeiro com o Vereador responsável pelo Pelouro que tutela o Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB). Também presentes nesta reunião, os responsáveis pela Direção Municipal de Recursos Humanos (DMRH) e pelo Comando do RSB.

O STML afirmou desde logo o descontentamento geral dos bombeiros devido ao péssimo estado de conservação em que se encontram os quartéis do Regimento, para além das carências a nível de fardamento, a má qualidade dos EPI's, bem como da falta de planeamento a longo prazo para o futuro do RSB. No concreto, foram ainda debatidos os seguintes assuntos. Assim,

Recruta

Foi garantido pela autarquia que se vai proceder, ainda no ano de 2023, à abertura de uma recruta de mais 60 Bombeiros Sapadores.

Concursos de Promoção

Foi referido pela autarquia que se vai dar continuidade à política traçada para a promoção nos vários postos da carreira de Bombeiro Sapador, tendo o STML exigido o cumprimento rigoroso do regulamento de concursos, e respetiva retificação em O.S. do atual concurso em desenvolvimento, nomeadamente, no que concerne ao ponto 3 do art.º 6.° (referente às limitações).

Ficou também a garantia do Executivo que todos os Bombeiros Sapadores poderão concorrer ao Concurso de Acesso ao Curso de Promoção a Subchefe 2ª Classe, com previsão de inícios para Fevereiro/Março 2023.

Continuar...
 
Aos Trabalhadores da Casa dos Animais Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 25 Janeiro 2023 12:22

Casa dos animaisSTML reúne com Diretora Municipal da DMAEVE e Chefe da Divisão da Casa dos Animais

 

Face aos problemas que afetam os trabalhadores da Casa dos Animais de Lisboa (CAL), o STML solicitou uma reunião à Direção da CAL de forma a obter respostas e soluções a esses mesmos problemas. Dos assuntos abordados, destacamos os seguintes. Assim,


Acesso à cozinha existente

A cozinha, que tem todas as condições para a melhor conservação e confeção de refeições, assim como para a limpeza da loiça utilizada, encontra-se atualmente fechada a cadeado por decisão dos encarregados. O STML reivindicou que a mesma seja reaberta, mesmo que para tal sejam definidas regras de utilização e limpeza, cabendo aos trabalhadores respeitá-las integralmente.

A Direção da CAL propôs que, depois de consultado o número de trabalhadores que pretendem utilizar a cozinha e de uma avaliação por parte do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS), pudesse ser a cozinha reaberta por um período experimental.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 255