Aos Sapadores Bombeiros

Avança o processo negocial com o Governo sobre a Avaliação de Desempenho e o Tempo de Trabalho

No passado dia 25 de julho, teve lugar mais uma reunião negocial com o Governo envolvendo cinco estruturas sindicais, entre elas o STML. O propósito desta reunião prendeu-se com o estabelecimento de um protocolo negocial específico para abordar várias matérias.

Ficou assim consensualizado o calendário negocial, a iniciar em setembro deste ano, com vista a debater um regime de avaliação específico para os Bombeiros Sapadores das Autarquias Locais – um SIADAP adaptado -, bem como a discussão da organização do tempo de trabalho destes profissionais, corrigindo incongruências face a outras carreiras.

Adicionalmente, o STML propôs a continuidade da negociação dos restantes temas acordados em fins de 2024, como o reconhecimento da profissão de desgaste rápido e o regime de aposentação dos Bombeiros Sapadores, dando continuidade à revisão do seu estatuto profissional.

As estruturas sindicais representadas, e o STML em especial, como até aqui, continuarão a pugnar pela dignificação da profissão dos Bombeiros Sapadores de todas as regiões do país, melhorando as condições de trabalho no cumprimento da missão pública que desempenham.

STML reúne com a Secretaria de Estado da Segurança Social

O STML e os autores do livro produzido em 2023 pelo Sindicato sobre o desgaste associado à profissão de sapador bombeiro, reuniram com a Secretaria de Estado da Segurança Social.

As reivindicações defendidas e sustentadas neste trabalho, sobre o reconhecimento da profissão de desgaste rápido para os bombeiros, são importantes para que estes profissionais possam ter acesso à reforma sem penalizações e de forma mais célere, considerando as exigências, o desgaste físico e emocional da função que assumem diariamente durante vários anos.

Neste caminho continuaremos a intervir, tendo sempre como objetivos defender os direitos e as mais do que justas expetativas dos trabalhadores que o Sindicato representa.

Dá mais força ao Teu Sindicato!
Partilha este artigo nas tuas redes

ARTIGOS RELACIONADOS

Aos trabalhadores da CML
Aos Sapadores Bombeiros