STML reúne com o Executivo
O STML reuniu a 15 de janeiro com o novo Executivo da Junta de Freguesia de Santa Clara, representado pelo Adjunto do presidente, o Vogal-Tesoureiro e a Chefe de Divisão Financeira. O novo Presidente não pode estar presente, ficando de agendar nova reunião para debater os assuntos do interesse dos trabalhadores.
Contudo, o STML apresentou os pontos mais importantes que carecem de resolução. Dos assuntos debatidos, sintetizamos o seguinte. Assim,
Celebração de um Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)
O novo Executivo demonstrou disponibilidade para dar início ao processo negocial, procurando assim garantir a institucionalização de vários direitos, incluindo os suplementos de carácter permanente sobre doze meses, além da majoração de mais três dias de férias via avaliação de desempenho, ou ainda a atribuição do descanso compensatório pelo trabalho em dia-feriado. O STML deixou a sua proposta de ACEP para análise.
Regularização laboral dos trabalhadores com vínculo precário
O STML referiu a necessidade de abertura de concurso para integração dos trabalhadores com vínculo precário nos vários setores de atividade. O Executivo reconheceu esta necessidade, sem, porém, definir passos concretos nesse propósito.
Condições no Posto de Limpeza
O STML alertou para a falta de condições de trabalho nas instalações da higiene urbana. O Executivo informou que se encontram neste momento em processo de avaliação sobre uma nova localização que permita erguer uma instalação mais adequada, funcional e digna para os trabalhadores deste setor de atividade.
Esperamos agora que se agende uma nova reunião, propositando aprofundar estes e outros assuntos, sempre com a perspetiva da sua resolução.
O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores da Freguesia de Santa Clara, defendendo os seus interesses, direitos e expetativas.

