STML reúne com a Administração para apresentar a proposta de aumento salarial para 2026
A 29 de dezembro, o STML reuniu com o Conselho de Administração (CA) da GEBALIS para apresentar a proposta de aumento salarial para 2026, proposta por sua vez sufragada pela larga maioria dos trabalhadores auscultados no plenário geral realizado em outubro.
A proposta tem como ponto de partida um aumento salarial de 15%, com um mínimo de 150€ por trabalhador. A mesma será agora avaliada pela Administração, assumindo os seus responsáveis o ponto de partida definido pelo Governo para a realidade da administração pública, ou seja 56€ ou 2,15%, montantes abaixo da taxa de inflação prevista para 2026. Tendo em conta a nomeação iminente de um novo CA durante o mês de janeiro, ficou acordado que a próxima reunião negocial terá lugar em fevereiro, numa data a definir, mais concretamente, com a futura Administração.
Sistema de Avaliação de Desempenho – Entropias na sua Implementação
Sobre o ofício enviado pelo STML ao CA acerca da avaliação de desempenho, onde são identificadas as entropias sentidas neste primeiro ciclo avaliativo (2024/2025), assumiram os responsáveis máximos da empresa uma resposta formal para breve, sublinhando, porém, que “nenhum trabalhador foi ou será prejudicado”. Durante a reunião, o STML fez questão de salientar a necessidade em apurar as responsabilidades das chefias pelo incumprimento do cronograma estabelecido e, consequentemente, no atraso pelo encerramento do processo avaliativo de 2024.
Formadores Internos
Sobre a questão dos formadores internos, o Sindicato advertiu a Administração de que os trabalhadores que demonstrem competências para darem formação profissional, em ações internas ou externas, devem ser compensados financeiramente. O CA informou estar em preparação um regulamento sobre esta dimensão.
Passe Metropolitano
Em 2021, o STML assumiu como prioridade reivindicativa junto da CML, das empresas municipais (EGEAC-GEBALIS-SRU) e Juntas de Freguesia, a atribuição do Passe Metropolitano aos respetivos trabalhadores. Foi neste sentido, que ao longo dos últimos quatro anos, o Sindicato relembrou por várias vezes as administrações das empresas que acompanha, das vantagens em termos dedutivos, em sede de IRC, que uma medida como esta poderia permitir. Em suma, além dos benefícios óbvios para os trabalhadores, também as próprias empresas beneficiariam com esta medida.
Nesta reunião de 29 de dezembro, o STML voltou a questionar a Administração da GEBALIS se em 2026, este assunto estaria ou não positivamente resolvido. Nas palavras do Presidente do CA, enfatizou-se estar para breve uma decisão favorável sobre este assunto.
No dia 30 de dezembro, em comunicação interna, à qual o STML teve acesso, o CA informou os seus trabalhadores de que, a partir de 2026, a empresa passará a pagar o passe Navegante Municipal (Lisboa) ou Metropolitano.
O STML valoriza e enaltece a decisão da Administração da GEBALIS, sublinhando a importância do caminho percorrido pelos trabalhadores e pelo seu Sindicato até ao desfecho pretendido.
O STML continuará ao lado dos trabalhadores da GEBALIS, assumindo as suas preocupações e expetativas e, acima de tudo, defendendo os seus direitos e organizando a sua luta sempre que necessário.

