O STML reuniu a 18 de dezembro com o Executivo, representado pelo seu Vogal Tesoureiro Paulo Moura. Dos assuntos debatidos, sintetizamos o seguinte. Assim,
Regularização Laboral dos Trabalhadores com Vínculos Precários
A Junta informou ter neste momento um concurso externo aberto, com 18 candidatos, para admissão de 10 trabalhadores na categoria profissional de cantoneiro, com a perspetiva da sua entrada efetiva no próximo mês de janeiro. Espera-se que alguns dos 8 trabalhadores da higiene urbana, atualmente com contrato de prestação de serviços (recibos-verdes), sejam integrados no Mapa de Pessoal da Junta, sendo para isso necessário que ultrapassem positivamente todas as fases normais do referido concurso.
No âmbito do concurso, o STML alertou para a necessidade de simplificar os testes psicotécnicos, face às dificuldades apresentadas por alguns trabalhadores no momento da sua realização, muitas vezes contrariando uma prática e conhecimento real desses mesmos trabalhadores, adquirido ao longo dos anos no exercício da função de cantoneiro (a recibos-verdes). O Vogal de Alvalade admitiu tratar-se por vezes de um problema, ficando de avaliar com a empresa que a Junta contratou para realizar os testes psicotécnicos, se há ou não, possibilidade de os simplificar.
Instalações e Condições de Trabalho
Considerando a instalação a título de um contentor nas instalações das Murtas para albergar os balneários das mulheres-trabalhadoras, o STML questionou o carácter mais ou menos provisório desta solução, além de alertar para a necessidade futura de garantir capacidade de resposta à entrada de novos trabalhadores.
A Junta admitiu ser um tema de reflexão no seio do Executivo, que poderá revelar contornos mais concretos ao longo do mandato, mas no plano imediato, manter-se-ão as atuais condições.
Por outro lado, o Sindicato referiu a necessidade de reorganizar a zona dos molhados, principalmente dos EPIs relativos às mulheres trabalhadoras, além dos cacifos que devem estar no contentor onde as trabalhadoras mudam de roupa, assuntos que serão avaliados pelo Executivo no sentido de melhorar e ultrapassar os problemas identificados.
Por fim, o STML colocou à consideração do Executivo a possibilidade de adquirirem uma máquina de vending (café e outros produtos) para as instalações das Murtas, assunto que a Junta admitiu poder avaliar positivamente.
Viaturas e Meios Mecânicos
Foi informado o STML da aquisição de uma nova carrinha de caixa aberta neste ano de 2025, tendo sido já aprovado a renovação do contrato que envolve uma varredora de tamanho grande e uma varredora de tamanho pequeno. No 1º semestre de 2026, a Junta irá avaliar a possibilidade, em termos financeiros, de poder ou não adquirir definitivamente estes dois meios mecânicos.
Gestão dos Jardins e Espaços Verdes da Freguesia
O STML sublinhou a importância de a Junta refletir e avaliar a possibilidade de internalizar estes serviços, ou seja, assumir diretamente, com meios próprios, a gestão dos jardins e espaços verdes da freguesia, considerando que a realidade atual é marcada pelo recurso à contratação de empresas privadas. A Junta assumiu que poderá iniciar esta reflexão e discussão interna no seio do Executivo, admitindo que poderá ser uma mudança mais a longo prazo.
8 de Março | Dia Internacional da Mulher
O STML procurou sensibilizar o Executivo para a necessidade de se criarem condições para, em 2026, permitir a dispensa e participação das mulheres trabalhadoras na iniciativa que todos os anos o Sindicato realiza sobre o Dia Internacional da Mulher. O Vogal Paulo Moura tomou boa nota destas preocupações e irá estudar a melhor forma de concretizar este objetivo.
O Sindicato não deixará de continuar a acompanhar os problemas e as reivindicações dos trabalhadores da Freguesia da Alvalade, representando os seus interesses, defendendo os seus direitos e organizando a sua luta, sempre que necessário.
Dá mais força ao Teu Sindicato.
Sindicaliza-te no STML.

