Saudação
Nesta passada sexta feira, dia 9 de maio, teve lugar a Greve Geral dos Trabalhadores da EGEAC. Vários foram os objetivos desta greve, amplamente debatidos nos plenários realizados pelo Sindicato durante o mês de abril, assentando, contudo, numa reivindicação em particular de natureza transversal à empresa, isto é, a que exige o aumento real dos salários! Neste dia de Greve procurou-se contestar:
- A normalização da prática adotada por esta Administração em decidir unilateralmente percentagens e montantes de “aumentos salariais”, tendo como referência única as opções miserabilistas do Governo para a realidade da administração pública em termos de política salarial, ou seja, com valores sempre abaixo da taxa de inflação;
- Indissociável do ponto anterior, o desrespeito pelo Acordo de Empresa, no que concerne à obrigatoriedade em assumir uma negociação salarial anual com o STML, séria e consequente, deixando esta Administração para “entidades externas” a responsabilidade que lhe compete exclusivamente.
Num quadro em que emergiram dificuldades, incompreensões e algumas ilusões, deixar bem claro que a imensa maioria dos trabalhadores da EGEAC, auscultados previamente pelo STML, concordaram com as reivindicações que vieram a sustentar e a justificar a Greve.
A ação de dia 8 de maio durante a abertura do FIMFA, no Teatro São Luiz, e a greve no dia seguinte, que encerrou a bilheteira do Castelo de São Jorge, a Casa Fernando Pessoa, a Casa dos Bicos, o Serviço de Conservação e Restauração de Azulejos, além da forte adesão no LU.CA, e ainda o adiamento dos três espetáculos previstos para o Teatro São Luiz, constituíram sinais para os quais o Conselho de Administração deverá tomar atenção. Sinais esses reafirmados na Conferência de Imprensa no dia 9 de maio que teve lugar nas escadas do Cinema São Jorge.
O STML, saudando todos os que se envolveram nas ações que tiveram lugar, reafirma que prosseguirá junto com os trabalhadores a ação e iniciativa tendente à satisfação das suas justas reivindicações, até tendo presente a muita atividade que ocorrerá nos tempos mais próximos.
Para 13 de maio, o STML voltará à mesa de negociação com o Conselho de Administração. Com determinação defenderemos as justas e legítimas expetativas dos trabalhadores da EGEAC, em síntese, os seus direitos e a melhoria das suas condições de vida.
Dá mais força ao Teu Sindicato!
Sindicaliza-te no STML!