8 de Março -Dia Internacional da Mulher Trabalhadora

A Igualdade que Abril abriu! | Reforçar Direitos – Cumprir a Constituição!

Dia 6 de março, o STML irá celebrar o Dia Internacional da Mulher, com uma iniciativa no Largo José Saramago (Campo das Cebolas), entre as 09h30 e as 12h30. Todas as trabalhadoras do município de Lisboa – câmara, empresas municipais e juntas de freguesia – terão dispensa sindical ao abrigo da lei das 08h30 às 13h30.

Integrado na semana da igualdade promovida pela CIMH/CGTP-IN, o STML convida todas as mulheres trabalhadoras a participar nas comemorações do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

O Dia Internacional da Mulher celebra-se em 2026 com os 50 anos da Constituição da República Portuguesa (CRP), erguida pela Revolução de Abril de 1974, que permitiu pela primeira vez na História de Portugal, direitos, liberdades e garantias para todas as pessoas, em especial para as mulheres portuguesas.

Contudo, apesar da CRP consagrar a igualdade entre mulheres e homens como um princípio fundamental e impõe ao Estado o dever de a promover ativamente, meio século depois desta conquista histórica, entre o texto constitucional e a vida diária das trabalhadoras, observa-se uma distância considerável, revelando dificuldades, obstáculos e muitos problemas ainda por superar.

O 8 de Março tem um legado histórico e político que urge relembrar, dignificar e defender! A luta continua nos nossos dias, quando sabemos que em Portugal, são as mulheres que auferem salários mais baixos, quando comparados com os homens, motivos que as conduzem para pensões ainda mais miseráveis quando atingem a idade da reforma ou aposentação.

São as mulheres que lideram os rankings da precariedade, do desemprego e são também ‘elas’ as que estão em maior risco de pobreza. São também as mulheres trabalhadoras que mais sofrem com os horários desregulados e o trabalho por turnos, que dificultam ou impedem a conciliação com a vida pessoal e familiar.

Por tudo, em 2026, para além de assinalar os 50 anos da Constituição, reafirmando Abril, exigimos o cumprimento e o respeito pelos direitos, liberdades e garantias conquistados!

Esperamos por ti, porque juntas somos imparáveis!
Partilha este artigo nas tuas redes

ARTIGOS RELACIONADOS

Aos Trabalhadores da Freguesia dos Olivais