STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos Trabalhadores da CML
Aos Trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 16 Dezembro 2021 16:14

AAASTML reúne com o novo Vice-Presidente

No passado dia 15 de dezembro o Sindicato reuniu com a CML, representada na pessoa do seu Vice-Presidente Filipe Anacoreta Correia. Também presente o responsável pela Direção Municipal de Recursos Humanos (DMRH). O propósito desta reunião passou por conhecer e debater algumas das prioridades do novo Executivo Municipal em termos das suas propostas de mapa de pessoal e de orçamento para 2022.


Em termos de enquadramento prévio aos eixos priorizados para 2022 e em linha de continuidade face a anos anteriores, foram transmitidos os pontos de situação sobre:

1. Os vários concursos de ingresso promovidos pela CML nos últimos dois anos, alguns já concluídos, outros na sua fase final;

a. Destaque para o concurso de Cantoneiro de Limpeza, havendo neste momento 375 candidatos em prova. Prevê-se realizar a fase de avaliação psicológica entre 15 e 20 de janeiro. Relembrou-se que se trata de um concurso com 100 vagas e reserva de recrutamento.

b. No concurso de Condutor de Máquinas Pesadas e Veículos Especiais (CMPVE), existem 70 candidatos em prova para 15 vagas. Tem igualmente reserva de recrutamento.

c. No concurso para Coveiro, existem 25 candidatos, com avaliação psicológica agendada para 14 de janeiro.

d. No concurso para Bombeiro Sapador, existem 126 candidatos para 80 vagas.


2.
Referência específica a cada um dos 19 concursos – externos e internos – terminados em 2021;

3. Os concursos de promoção realizados e concluídos em 2021, nomeadamente para fiscais municipais e chefias do RSB;

Considerando a média etária dos trabalhadores da autarquia estar situada nos 51 anos de idade, com cerca de 1.663 trabalhadores com mais de 60 anos de idade, urge aprofundar o processo de recrutamento e renovação. Neste sentido, dentro do referido, prevê-se para 2022:

1. A abertura de novos procedimentos concursais para ocupação de 280 postos de trabalho, nas áreas:

a. De técnicos superiores de biologia; intervenção social; proteção civil; saúde, higiene e segurança;

b. De assistentes técnicos de arquivo e documentação;

c. De assistentes operacionais para a educação e cozinheiro;

d. Também nas carreiras de enfermeiro e guarda-florestal;


2. Concluir ainda durante o 1ºsemestre do ano, os concursos de promoção nas carreiras especiais de fiscal coordenador municipal; especialista informático; técnico informático; dos implícitos à hierarquia do RSB, além de iniciar os concursos de promoção para subchefe de 1ª e de 2ª.

3. A abertura de procedimentos para encarregado operacional nas categorias ou áreas de mecânico, cemitérios, eletricista, jardineiro, obras, higiene urbana, transportes mecânicos. De encarregado geral operacional na categoria de mecânico.

4. A abertura de novos processos de mobilidade intercarreiras para:

a. Técnico superior de - administração pública, ciências políticas e sociais (2 vagas); animação sociocultural (1 vaga); área financeira (2 vagas); artes e cultura (2 vagas); ciências da comunicação (1 vaga); ciências da educação (1 vaga); direito (1 vaga); educação física e desporto (1 vaga); engenharia de gestão, projetos e obras (1 vaga); geografia (1 vaga); intervenção social (1 vaga); psicologia (3 vagas); segurança e higiene no trabalho (1 vaga);sociologia (1 vaga);

b. Assistente técnico de – administrativo (20 vagas) e de desporto (1 vaga);

c. Carreiras especiais – especialista de informática de grau 1, nível 1 (1 vaga) e técnico de informática de grau 1, nível 1 (3 vagas).


Foi também referido pelo Vice-Presidente da CML, os 300 milhões de euros de prejuízo acumulado durante os dois anos de pandemia, motivado pelos apoios concedidos às empresas e famílias, agentes sociais e culturais da cidade, entre outros. Um cenário financeiro que não deverá obstaculizar as prioridades definidas no campo do recrutamento e renovação do quadro de pessoal.

Outros Assuntos

Considerando estarmos perante um novo Executivo que ainda não conhece e muito menos domina toda a realidade implícita às expetativas e aos direitos dos trabalhadores que o STML representa, sublinhou o Sindicato a importância de se preparar e concretizar a curto prazo uma nova reunião, priorizando, entre muitas outras matérias, a discussão sobre a atualização do suplemento de insalubridade e penosidade; as respostas no âmbito da avaliação de desempenho, nomeadamente pela Comissão Paritária; e o enquadramento, transitório ou mais definitivo, sobre a adoção do teletrabalho.

O STML não deixará em cada momento de defender e exigir respostas e soluções às inúmeras reivindicações que vão crescendo em muitos setores da atividade do município, algumas arrastando-se há bastante tempo, outras emergindo em consequência da pandemia que há dois anos marca a realidade diária de todos. Como principal preocupação do Sindicato, a defesa dos interesses, direitos e expetativas dos trabalhadores da CML.

Unidos, organizados e informados somos sempre mais fortes.

Sindicaliza-te no nosso, o Teu Sindicato!

logotipo STML