Entrada Comunicados Comunicados 2023 Aos Trabalhadores da GEBALIS
Aos Trabalhadores da GEBALIS Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 02 Junho 2023 10:04

GEBALIS NOVOSTML e STAL reúnem com o Conselho de Administração (CA)

O STML e o STAL convocaram os trabalhadores da GEBALIS para um Plenário Geral no passado dia 23 de maio. Auscultámos os trabalhadores não só sobre a possibilidade de valorização salarial intercalar, como também acerca do processo, já finalizado, de revisão do Acordo de Empresa (AE) e, ainda, sobre a nova estrutura organizacional e funcional recentemente implementada.

O Plenário aprovou, então, uma proposta de 10% de aumento salarial intercalar para 2023, com um limite mínimo de 100 euros. Esta proposta foi apresentada, entretanto, a 30 de maio, na reunião realizada com o Conselho de Administração (CA) da empresa. No entanto, o CA alegou que a GEBALIS não tem, neste momento, capacidade financeira para comportar mais um aumento salarial. Uma resposta insatisfatória que não atende minimamente ao brutal aumento do custo de vida dos trabalhadores.

Segundo o CA, os trabalhadores já tiveram um aumento salarial e a antecipação da progressão de carreira, com a subida de um nível, em 2023 - ambas as situações estavam previstas no orçamento da empresa para este ano. A verba para os Recursos Humanos, todavia, de acordo com os administradores, foi excedida devido à atualização do subsídio de refeição para os 9,60 euros em maio. Os sindicatos recordaram que a atualização daquele subsídio, quando decretada pelo Governo, está contemplada no AE.

O STML e STAL reforçaram que, apesar das medidas tomadas com a revisão do AE, ainda existem muitos profissionais na GEBALIS, que recebem entre os 600 e 900 euros limpos. Vidas que foram particularmente agravadas pelo crescente custo de vida. São os mesmos trabalhadores que, durante mais de duas décadas, viveram com os seus salários estagnados.

No próximo dia 21 de junho, por volta das 10h00 num local a divulgar oportunamente, depois das respostas do CA às questões levantadas no Plenário anterior, vamos voltar a reunir com os trabalhadores da GEBALIS. Para que, em conjunto, se decida quais os próximos passos a dar neste processo reivindicativo.

Dá mais força a quem te representa!

Sindicaliza-te!stml novo jpeg 90X90