STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada
Reunião dia 9 de Outubro de 2015 Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 13 Outubro 2015 14:37

RSBDa reunião produzida no passado dia 9 de Outubro, entre o STML e a CML, representada pelo Vereador dos Recursos Humanos e Finanças, o Vereador com o Pelouro dos Bombeiros e Proteção Civil e o Comandante do RSB, foi-nos informado o seguinte:

1-  Relativamente a quartéis do RSB:

  1. Início das obras do PSA da Alta do Lumiar e do PSA do Arco Cego ainda no decorrer deste ano;
  2. Início da construção do PSA do Martim Moniz no primeiro trimestre de 2016;

2-  Relativamente a veículos do RSB:

  1. Previsão de entrega de 3 VLCI e os dois VSAT até ao final deste ano;
  2. Compra de 10 VLCI e um veículo plataforma no ano de 2016;

3-  Outros assuntos:

  1. Valorização da ERSBL como referência nacional na formação para bombeiros;
  2. Entrega da farda de trabalho até final deste ano;
  3. Reabertura do concurso para aquisição dos casacos, calças e botas de fogo, com perspetiva de entrega até ao primeiro semestre do próximo ano;
  4. Retificação das anomalias detetadas pelo STML nas obras do quartel de Benfica, colocação de uma nova cobertura e abertura de concurso para obras de fundo na casa de função.

Sobre outras matérias, o STML não excluiu, em contraponto às informações transmitidas, opiniões e pedidos de reuniões subsequentes para aprofundar as questões em causa, nomeadamente:

Sobre o NEPH - Manifestamos o nosso desagrado quanto a colocação dos bombeiros afetos ao NEPH num contentor, pois carece das condições ideais a nível de higiene e segurança. Também a nível operacional e por estarem localizados num extremo da cidade, acresce potenciais constrangimentos face aos tempos de resposta às ocorrências muito superiores aos desejáveis.

Sobre o SALOC - Em relação à nova SALOC continuamos a exigir a melhoria de condições neste local. A situação da acústica é caótica. O alargamento das instalações em condições de alojar as chefias que efetuam escalas, como exemplo o CPO, são um imperativo. 

Sobre as PREVENÇÕES - Quanto à situação criada pelo Comando relativamente ao pagamento dos serviços de prevenção, o STML vai envidar todos os esforços de forma a tentar descortinar uma solução da qual os bombeiros não saiam prejudicados. Ainda esta semana haverá, neste sentido, novas reuniões com os responsáveis dos RH.

Sobre a MOBILIDADE - O STML exigiu que seja rapidamente efetivado o acordo estabelecido com a CML, pois é inadmissível que passados 4 meses, o processo dos subchefes de 2ª não esteja resolvido. Perante esta exigência, o vereador de RH comprometeu-se a desenvolver todos os esforços para que no mês de Outubro seja pago o valor correspondente ao posto seguinte, não deixando de cumprir os critérios previstos na ata acordada, comprometendo-se ainda, a pagar os devidos retroativos conforme estabelecido no dito acordo. Também em relação aos Sapadores fomos informados pelo comando, que o critério será o mesmo que está a ser aplicado aos subchefes de 2ª classe.

Sabemos que nem sempre os compromissos assumidos, por parte dos responsáveis políticos, são cumpridos na íntegra, mas como sempre, o STML estará atento ao desenrolar dos acontecimentos e continuará a exigir uma resposta satisfatória e justa às reivindicações dos Bombeiros Sapadores.