STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2022 Trabalhadores da GEBALIS em luta
Trabalhadores da GEBALIS em luta Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 28 Outubro 2022 14:06

GEBALIS NOVONo passado dia 10 de outubro de 2022, foi realizada uma reunião entre os sindicatos e o Conselho de Administração (CA) da empresa para debater os aumentos salariais dos anos 2021 e 2022.

No seguimento dessa reunião o STML e o STAL convocaram os trabalhadores da GEBALIS para um Plenário Geral que se realizou no passado dia 21 de outubro de 2022.

No Plenário de trabalhadores foi transmitido aos trabalhadores, que o CA na reunião com os sindicatos, assumiu que não vai alterar as suas decisões relativamente aos aumentos salariais para os anos de 2021 e 2022. Ou seja, a GEBALIS vai ficar com os 10 euros que tinha prometido aos trabalhadores no ano passado. E este ano em que a inflação já ultrapassou os 9%, a GEBALIS, desprezando o AE, decidiu, unilateralmente “aumentar” os salários em 1%.


Em relação a 2023, o CA admitiu estar aberto a negociações, reconhecendo, finalmente, que há um AE em vigor na empresa. Questionado sobre a valorização salarial que tem vindo a defender em abstrato, a Administração informou ter feito um estudo dos salários na GEBALIS, pelo que iria enviar aos sindicatos uma proposta de revisão do AE. Isto no que respeita às cláusulas pecuniárias.


O CA, por seu turno, questionou os sindicatos sobre o pedido de parecer, enviado no passado dia 6 de outubro, acerca do Projeto de Reestruturação Organizacional e Funcional e do Manual de Descrição de Funções e Responsabilidades da GEBALIS. Informámos que o nosso parecer será remetido dentro do novo prazo, estabelecido a pedido da Comissão de Trabalhadores.

O Plenário, que é soberano, decidiu aprovar as seguintes medidas e ações de luta:

 

1. Apresentar ao CA uma proposta de aumento salarial dos trabalhadores de 10% para 2023, com uma subida mínima de 100 euros;

2. Continuar a exigir ao CA o aumento relativo a 2021, conforme acordado com a anterior Administração;

3. Pedir resposta ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa sobre a auscultação que prometeu fazer, junto do CA, tendo em conta as reivindicações dos trabalhadores em matéria de aumentos salariais referentes aos anos de 2021 e 2022.

4. Dar conhecimento a todos os Vereadores;

5. Intervir, por intermédio de um trabalhador e de um dirigente sindical, na próxima reunião pública da Câmara de Lisboa, única acionista da GEBALIS, para denunciar a intransigência do CA em relação ao acordo com a Administração anterior (aumento de 2021) e ignorar a negociação prevista no Acordo de Empresa (atualização de 2022);

6. Fazer uma concentração de trabalhadores nos Paços do Concelho, enquanto decorre a reunião.

 

Unidos e determinados, somos sempre mais consequentes!

Sindicaliza-te!

stml novo jpegLogo STAL REGIONAL