Entrada Comunicados Comunicados 2022 Aos Trabalhadores da Freguesia de Santo António
Aos Trabalhadores da Freguesia de Santo António Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 12 Outubro 2022 11:03

jf Santo Antonio  Rua alenxadre herculanoSTML reúne com o Executivo

A 6 de Outubro, realizou-se a reunião solicitada pelo STML com o Executivo da Freguesia de Santo António, representado pelo Presidente Vasco Morgado. Dos assuntos debatidos, destacam-se os seguintes.

Atualização do Suplemento de Insalubridade e Penosidade (SIP)

A atualização do SIP e os respetivos retroativos, são reivindicações legítimas dos trabalhadores da Higiene Urbana da Junta de Freguesia de Santo António. O presidente desta autarquia sempre assumiu este pagamento, quando tivesse condições financeiras, justificando com as dificuldades causadas pelo atraso nas transferências de verbas a efetuar pela Câmara Municipal de Lisboa. Neste momento o executivo, alegando demoras e dúvidas procedimentais, aponta para o final do ano a definição do pagamento dos retroativos, que poderão ocorrer este ano ou no início do próximo. Comprometendo-se na atualização para 4,99 euros, para todos os trabalhadores deste sector, o mais breve possível.

O STML, criticou a demora incompreensível do processo, uma vez que a CML já procedeu ao pagamento de metade das verbas em falta, estando previsto para novembro a liquidação das restantes. O sindicato avaliará com os trabalhadores a indefinição criada em torno da atualização deste suplemento e retroativos, que lhes são inteiramente devidos.

O STML, apresentou também a reivindicação do pagamento em período de férias dos suplementos de carácter permanente (noturno e SIP). O sindicato vai enviar os fundamentos da proposta, comprometendo-se o executivo em proceder à sua análise.

Postos de Limpeza

A substituição dos atuais postos de limpeza, é uma prioridade, face ao estado degradado que estes apresentam. Foi-nos dito pelo executivo, que existe a possibilidade de ocupar um edifício camarário na Praça da Alegria, decorrendo neste momento os procedimentos necessários entre as duas entidades, para que a transferência se efetue. Não há data prevista, mas esperamos que a conclusão do processo seja breve.

Admissão de trabalhadores para a Limpeza Urbana

Um dos principais problemas desta freguesia, prende-se com a falta de pessoal na Higiene Urbana. O executivo afirma que os últimos concursos para admissão de pessoal para este importante sector, têm ficado desertos ou quase, estando em fase de conclusão um procedimento concursal, com dois candidatos. O executivo, assumiu também disponibilidade para aceitar trabalhadores em mobilidade doutros organismos. O STML sugeriu que as aberturas dos concursos, para além da publicação em Diário da República, sejam publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego, sendo este meio mais visto por quem procura emprego.

O Sindicato continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores da freguesia de Santo António, representando, organizando e defendendo os seus direitos e expetativas.

Sindicaliza-te no STML!

Juntos somos mais fortes!