Entrada Comunicados Comunicados 2022 Aos Trabalhadores da EGEAC
Aos Trabalhadores da EGEAC Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 12 Setembro 2022 15:01

EGEAC logo1STML reúne com o Conselho de Administração (CA)

Depois de mais de um ano sem reunir com a administração da empresa, o STML foi finalmente recebido pelo novo CA. Na reunião realizada a 12 de setembro, para além das apresentações formais que se justificam perante a entrada de novos membros da administração, vários assuntos mereceram atenção e esclarecimentos.

Sobre o tópico principal, a negociação sobre os aumentos salariais para 2022, que motivou inclusive uma intervenção do STML junto do Presidente da autarquia, na Reunião Pública de Câmara de 27 de julho, relembrou-se a proposta aprovada pela imensa maioria dos trabalhadores em inícios deste ano que defende um aumento de 90€ para todos.

O CA, conhecendo esta proposta, afirmou estar em fase de estudo sobre a atual realidade e capacidade financeira da empresa, que antecede a construção do orçamento da EGEAC para 2023, processo que está a ser trabalhado em estreita ligação com a tutela (CML). Sublinharam ainda que esta avaliação será concluída até ao fim do mês de setembro, comunicando em inícios de outubro ao STML, em nova reunião a realizar entre as partes, a posição sobre os aumentos salariais deste ano. O STML irá, portanto, aguardar esta decisão, debatendo-a posteriormente com os trabalhadores.

Por outro lado, o Sindicato apelou ao início do processo negocial dos aumentos salariais para 2023, se possível ainda em dezembro deste ano, evitando o que se tem vindo a verificar nos últimos anos, ou seja, num arrastar incompreensível de um processo que deve estar concluído no máximo em março-abril do ano a que diz respeito. Da parte do CA, houve boa aceitação por esta metodologia. Ficamos assim com a expetativa que no futuro próximo possamos de facto cumprir com estes prazos.

A proposta de aumento salarial para 2023, será em primeiro lugar e naturalmente debatida com os trabalhadores, os principais interessados nesta matéria, em ronda de plenários que o Sindicato deverá realizar previsivelmente durante o mês de novembro.

Outros assuntos foram colocados pelo STML, como o que envolve as escalas de serviço, defendendo o Sindicato em termos gerais, em coerência com o disposto no Acordo de Empresa, uma escala que não ultrapasse os 5 dias de trabalho consecutivos, acrescentando a atribuição de um dia de descanso compensatório para os casos em que o trabalhador apenas goza um fim-de-semana completo de descanso por mês.

Por último, como supramencionado, em inícios de outubro, prevê-se nova reunião com o CA. Dos conteúdos que serão debatidos nesse dia, daremos conta aos trabalhadores da EGEAC em tempo oportuno.

Dá força do Teu Sindicato.

Sindicaliza-te!