Entrada Comunicados Comunicados 2022 Dia Internacional da Mulher Trabalhadora
Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 03 Março 2022 15:46

imagem igualdade8 Março, às 09h30 no Cinema de São Jorge

A 8 de março de 1857 um grupo de trabalhadoras da indústria têxtil organizou uma marcha em Nova Iorque para exigir melhores condições de trabalho, a redução da jornada diária de trabalho e direitos iguais face aos homens. Em 1910, Clara Zetkin (revolucionária alemã), propõe na Conferência Internacional realizada em Copenhaga, que este dia fosse definido como o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. A partir desse momento, todos os anos, este dia marca a justa homenagem às mulheres que lutaram pelos seus direitos, mas também relembra o longo caminho que ainda há trilhar no sentido de alcançar efetivamente o direito à igualdade, no trabalho e na vida.

Em Portugal, as mulheres vêem reconhecidos direitos e liberdades numa Constituição da República só possível após a Revolução de Abril. Mas ainda hoje a Constituição não é cumprida e a mulher continua a ser a maior vítima da violência, do assédio, da precariedade, dos baixos salários, da desvalorização profissional, da desconciliação entre a vida profissional e a vida pessoal. A mulher continua a dar assistência aos filhos, à família, aos idosos, multiplicando, triplicando a jornada de trabalho como tão bem evidenciou esta situação pandémica, mas continua a ser penalizada pelos entraves à progressão na carreira ou no acesso a cargos de chefia.

Queremos e exigimos direitos iguais, igualdade de oportunidades! Queremos e exigimos melhores salários! Queremos e exigimos o combate à violência e ao assédio nas suas múltiplas dimensões! Exigimos mais e melhores funções sociais do Estado na área da educação, da saúde, da segurança e proteção social, na habitação, na acessibilidade e transportes, na rede de creches e jardins-de-infância, de centros de apoio aos mais idosos! Exigimos, porque temos Direito! Temos direitos!

Integrada na Semana da Igualdade da CGTP-IN sob o lema “A Igualdade tem que existir para o País evoluir”, o STML comemora o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora com uma iniciativa a decorrer entre as 9h30 e as 11h30 no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Convidamos todas as trabalhadoras do município a participarem nesta iniciativa, dando corpo à luta pela igualdade. Uma luta de todos os dias!

Relembramos também que, no período da tarde do dia 8 de março, a partir das 15h00, concentrar-nos-emos no Largo do Camões e desfilamos até à Assembleia da República, elevando bem alto as reivindicações que nos movem! Já no dia 12 de março, sábado, a partir das 14h30, estaremos nos Restauradores participando na Manifestação Nacional de Mulheres Trabalhadoras promovida pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM).

Em todos estes momentos, apelamos ao envolvimento e responsabilização de todas as mulheres trabalhadores do município de Lisboa numa luta que só será consequente se cada uma se envolver na resolução dos seus próprios problemas, os problemas de todas!

8 de março, 09h30 no Cinema S. Jorge

Dispensa ao abrigo da Lei das 8h30 às 13h00 para todas as trabalhadoras do município de Lisboa (câmara municipal, juntas de freguesia e empresas municipais).