Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos trabalhadores da JF Lumiar
Aos trabalhadores da JF Lumiar Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 01 Fevereiro 2021 12:44

STML reúne com o ExecutivoJF Lumiar

A 8 de janeiro o Sindicato solicitou uma reunião ao Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, concretizando-se a mesma no passado dia 29 de janeiro. Os motivos que justificaram esta reunião prenderam-se com os horários de trabalho na limpeza urbana e as reivindicações expostas no abaixo-assinado entregue pelos trabalhadores a 10 de dezembro último. Em síntese, foi informado pelo Presidente da Freguesia do Lumiar, o seguinte:

a) Até ao final do mês de fevereiro, serão regularizadas todas as situações relacionadas com a avaliação de desempenho (SIADAP), nomeadamente contestações e pedidos de ponderação curricular.

b) No mesmo período, serão afixados os objetivos para o biénio avaliativo de 2021-2022.

c) A reconstituição das carreiras terá a inclusão dos trabalhadores que a Junta de Freguesia integrou no seu mapa de pessoal através do PREVPAP.

d) Como revindicado pelo Sindicato e trabalhadores, houve lugar ao reforço de pessoal para a área da educação, com a admissão em novembro de 17 trabalhadores.

Limpeza e Higiene Urbana

Refere a Junta de Freguesia a necessidade em rever os horários de trabalho atualmente em vigor considerando a fase mais aguda que atravessamos em termos pandémicos. Neste sentido, apresentou a seguinte proposta, obrigatoriamente a ser debatida pelo STML com os respetivos trabalhadores. Assim,

De segunda a sexta-feira, mantendo os horários de trabalho desfasados, mas aumentando o intervalo entre a primeira e a segunda equipa, isto é:

• Das 07h00 – 15h00;
  • Das 09h00 – 17h00.

Aos sábados e domingo,

• Das 06h00 – 13h00;
  • Das 07h00 – 14h00.

Nos dias de trabalho semanal, mantém-se a necessidade de realizar duas horas diárias de trabalho suplementar (extraordinário), concretamente de uma hora antes e uma hora depois do horário de trabalho normal.

Por outro lado, face às inúmeras críticas sobre a limpeza, higienização e desinfeção das zonas comuns do Posto de Limpeza, compromete-se o Executivo a realizar estes trabalhos, por empresa externa contratada nesse propósito, em dois turnos, assegurando e correspondendo a todos os horários de trabalho existentes na higiene urbana. A Junta de Freguesia informou igualmente que a toma de refeições será em dois locais físicos distintos, facilitando e permitindo por esta via o necessário distanciamento dos trabalhadores. Por último, informou o Sindicato que está a elaborar um Regulamento de Funcionamento para a Limpeza Urbana que apresentará em tempo oportuno quer ao STML, quer aos trabalhadores.

O STML continuará a acompanhar os problemas dos trabalhadores do Lumiar, prevendo-se para os próximos dias a realização de um plenário para os auscultar sobre as informações e propostas apresentados pelo Executivo ao Sindicato.

Informados e esclarecidos, somos sempre mais fortes!

Sindicaliza-te no nosso, o Teu Sindicato, o STML!