STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2020 Trabalhadores da Higiene Urbana da CML em Greve a 10 de Março
Trabalhadores da Higiene Urbana da CML em Greve a 10 de Março Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 26 Fevereiro 2020 16:31

10 marco

O STML colocou um pré-aviso de greve de 24H para o próximo dia 10 de Março, face aos trabalhadores-cantoneiros informados pela CML da rescisão de contrato. Trabalhadores que, em alguns casos, desempenhavam há mais de um ano funções na Remoção/Higiene Urbana.

Em Dezembro de 2018, a CML abriu concurso externo para esta atividade. Face às enormes carências de pessoal, decidiu realizar contratos de prestação de serviços (CPS/recibos-verdes) com os trabalhadores candidatos ao referido procedimento concursal.

O compromisso assumido então pela autarquia, alimentou compreensivelmente a expectativa da parte dos trabalhadores em integrarem o mapa de pessoal, através da celebração de um contrato efectivo (CTFP por tempo indeterminado), depois de findo os vários trâmites do concurso público. Como infelizmente se constata, alguns desses trabalhadores estão agora a ser informados da rescisão do seu contrato (CPS).

O STML repudia totalmente esta prática e exorta a CML, e o seu Presidente em particular, a assumir uma resolução para este problema.

Se os trabalhadores foram necessários durante mais de um ano, cumprindo sempre os seus deveres, não podem agora, serem dispensados e os seus direitos e expectativas negados.

Há soluções para resolver este assunto, bastando para tal os responsáveis da autarquia demonstrar vontade política nesse sentido. O STML está disponível em conjunto com a CML para participar na resolução deste problema, tendo inclusive sugerido solução legal nesse sentido.

 

10 de Março, Greve de 24 horas!

Exigimos uma solução para os trabalhadores a recibos-verdes.

 

stml novo jpeg