STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2019 Aos trabalhadores da Freguesia de Alvalade
Aos trabalhadores da Freguesia de Alvalade Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 28 Outubro 2019 15:29

Junta de Freguesia Alvalade- STML reúne com o Executivo -


Realizou-se no passado dia 22 de outubro uma reunião com o Executivo da Junta de Freguesia de Alvalade, representado pelo vogal responsável pela higiene urbana. Entre os vários assuntos debatidos, destacamos o seguinte:

1. Horários de Trabalho

O STML apresentou a proposta defendida pelos trabalhadores da higiene urbana para o trabalho extraordinário a realizar aos sábados. A mesma propõe que o trabalho necessário se realize das 08h00 às 14h00, garantindo o seu prolongamento até às 16h00 por uma viatura de apoio constituída por dois elementos. O Executivo irá avaliar esta possibilidade, informando oportunamente o sindicato da sua posição.


2. Faltas justificadas e mudança de turno

Nas idas ao médico, os trabalhadores, além de entregarem a respetiva justificação, podem também ter necessidade de alterarem o turno a que estão adstritos, de forma a assistirem à referida consulta médica. Perante este cenário, o Executivo ficou de avaliar esta reorganização do trabalho nos casos em que este tipo de situações ocorra.

Para o STML, é evidente que aos trabalhadores não lhes pode ser negado o direito a irem ao médico, independentemente da natureza da consulta. Se tal obriga a uma mudança natural de turno, então proceda-se de acordo.

Por outro lado, no contexto das justificações por ausência ao serviço de natureza inesperada, defende o Executivo que as mesmas devem ser suportadas por dias de férias e não por folgas.

Considera o STML, que se os trabalhadores têm folgas por usufruir, muitas vezes não o fazendo nos tempos determinados por lei face à "necessidade de serviço", não podem agora ser prejudicados duplamente ao ser-lhes negado a justificação através de um dia de folga. Será esta matéria debatida com os trabalhadores, adotando as formas de protesto e de luta que se considerem oportunas e necessárias à defesa dos seus direitos.

O STML continuará a acompanhar os trabalhadores da freguesia da Alvalade, procurando em todas as dimensões possíveis intervir na resolução dos seus problemas. Uma luta que não dispensa o seu envolvimento, antes obriga a que todos se responsabilizem na luta por melhores direitos e melhores condições de trabalho.

 

Dá força ao nosso, ao Teu Sindicato! Sindicaliza-se no STML!

 

stml novo jpeg