Entrada Comunicados Comunicados 2019 Sobre os problemas sentidos na Limpeza Urbana
Sobre os problemas sentidos na Limpeza Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 30 Janeiro 2019 10:11

DHU- STML reúne com a Direcção Municipal da Higiene Urbana -

No dia 28 de janeiro, realizou-se no Complexo Municipal dos Olivais 2, uma reunião entre o Sindicato e a Diretora Municipal da DMHU, Filipa Penedos. Também presentes as Chefias do Departamento de Higiene Urbana (DHU) e da Divisão de Limpeza Urbana (DLU). Vários foram os assuntos debatidos. Em síntese, destaca-se o seguinte.

Assim,

•  Pagamento dos vencimentos dos trabalhadores a recibos-verdes

Face aos atrasos dos vencimentos respeitantes aos trabalhadores contratados em dezembro último a recibos-verdes, com prejuízos evidentes na vida de cada um, informou a DMHU que a situação foi provocada pela morosidade burocrática, prevendo-se a sua resolução, com a transferência para a conta bancária de cada trabalhador dos valores em falta, na semana de 4 a 8 de fevereiro.

• Novo organograma

Tendo o STML tido conhecimento informal sobre a nova disposição dos serviços da higiene urbana, através do 'Despacho da DMHU nº1/2019' (envolvendo os postos de limpeza e o futuro polo dos Olivais, denominado de COR=Centro Operacional de Remoção), foram colocados um conjunto de dúvidas sobre as intenções da Direção Municipal.

A DMHU refere a existência de um 'grupo de trabalho' que neste momento avalia os potenciais constrangimentos decorrentes da mudança de um conjunto vasto de trabalhadores dos atuais postos de limpeza para o COR (Olivais). Procuram soluções, dentro do possível, às questões sobre transportes, estacionamento, horário de trabalho, etc. Afirmam que em inícios de março terá lugar a mudança que se concretizará de forma faseada, prevendo-se a transferência dos trabalhadores posto a posto.

Os critérios para a definição dos trabalhadores a irem para o COR, estão ainda a ser estudados. Numa primeira avaliação, permanecerão nos Postos de Limpeza os trabalhadores normalmente afetos às carrinhas. Está ainda em desenvolvimento o apuramento dos trabalhadores com 'serviços moderados' (limitados a trabalhos específicos) em conjunto com a DMRH/DSHS.

Sobre a funcionalidade dos Postos de Limpeza, o de Sete Rios passará para a alçada da junta de freguesia; o de Marvila albergará os serviços de armazém e do SAL.

O STML questionou igualmente os motivos que apontam a mudança da gestão dos serviços do NOR (garagem dos Olivais 3) para a alçada do DRMM.

A DMHU apontou ainda a afetação de um técnico superior para os trabalhos de coordenação das várias áreas de intervenção (Postos de Limpeza, COR e NOR). Referiu igualmente o estudo sobre o funcionamento e abrangência dos vários espaços de toma de refeições existentes nos Postos de Limpeza.

• Mapa de Feriados para 2019

Comprometeu-se a DMHU até fins do mês de fevereiro, enviar para o Sindicato o mapa de feriados para o corrente ano, juntando a sua proposta sobre o que considera por 'serviços essenciais'. O STML pronunciar-se-á oportunamente sobre esta matéria.

• Circuitos de remoção

O STML criticou a alteração e/ou a criação de novos circuitos sem consulta atempada aos trabalhadores. O 'grupo de trabalho' constituído entre o sindicato e os técnicos responsáveis pela elaboração e monotorização dos circuitos, pode e deve ser melhorado nas suas interações. Da parte da DMHU, estudam neste momento as conclusões apresentadas pelo meio académico sobre um possível sistema que poderá resolver alguns dos problemas já apontados.

• Lavagem de contentores subterrâneos e de 1.100Lt.

A CML/DMHU prevê concluir brevemente o processo (concurso público) com vista à contratualização de uma empresa especializada na limpeza dos contentores subterrâneos. Na origem desta decisão, relembre-se, a inexistência de meios próprios da autarquia para realizar estes trabalhos. Neste cenário, o STML questionou as ocorrências com trabalhadores-cantoneiros que, sem formação ou meios adequados, foram direcionados para limpar estes equipamentos.
Sobre a limpeza de contentores 1.100Lt., a DMHU/DHU/DLU pretende constituir uma equipa própria para realizar estes trabalhos.

• Outros assuntos

O STML criticou a externalização pela CML da limpeza dos Postos, através da contratação de uma empresa privada.

Por outro lado, aceitando a tese da uniformização dos horários de funcionamento das secretarias dos vários postos de limpeza, o Sindicato não deixou de criticar a alteração nas rotinas dos respetivos trabalhadores, confrontados abruptamente com esta decisão.

Solicitou-se ainda, esclarecimentos sobre os horários, diurnos e noturnos, do armazém da DLU.

O Sindicato continuará a acompanhar os trabalhadores da Higiene Urbana (remoção), não deixando de intervir na salvaguarda dos seus direitos e interesses, respondendo por esta via às suas expetativas.

Com o nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes!

Sindicaliza-te no STML!