STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2017 STML suspende pré-aviso de greve na Limpeza Urbana!
STML suspende pré-aviso de greve na Limpeza Urbana! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 13 Setembro 2017 11:00

Iveco ValorSul Camioes20CNGA 16 de Agosto último o STML, após plenários com os trabalhadores, decidiu colocar um pré-aviso de greve por tempo indeterminado aos feriados e domingos. Na origem desta decisão, a política da CML em relação a um dos mais importantes serviços públicos da cidade e, em particular, nos efeitos negativos que se acumulavam inaceitavelmente no seio dos respetivos trabalhadores.

Desde circuitos impostos (ecopontos subterrâneos) sem consulta prévia junto dos trabalhadores e do STML, a uma crescente sobrecarga de trabalho em horários cada vez mais alargados, justificada pela carência de cantoneiros e condutores, entre outros problemas, tudo serviu para que nos últimos meses se observasse a degradação indesmentível da remoção e limpeza urbana da cidade.

Interligado com esta realidade, também o aumento da insegurança no campo da saúde e integridade física dos trabalhadores que corporizam este serviço público municipal. Facto comprovado pelo aumento inusitado do número de acidentados no trabalho.


A 29 de Agosto, o Sindicato reúne com o Vereador dos Recursos Humanos e Finanças, com quem debateu a regularização laboral dos trabalhadores com vínculo precário na autarquia, além dos procedimentos a desenvolver no âmbito dos novos pedidos de mobilidades intercategorias e intercarreiras. Nesta reunião estiveram também presentes os responsáveis pela Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU) procurando dar respostas aos problemas que justificaram o referido pré-aviso de greve.

Deste encontro foi lavrado uma ata onde a CML assume, em síntese, o seguinte:


1. Apresentar e discutir previamente com o STML a implementação de novos circuitos aos domingos. Os testes que atualmente decorrem devem estar concluídos até ao fim do mês de Setembro.

2. A CML irá definir os serviços essenciais para o trabalho aos domingos, feriados e tolerâncias de ponto, discutindo este assunto também previamente com o STML. Matéria a ter em consideração já para o período de Natal deste ano. Em novembro próximo, irão enviar para o Sindicato o planeamento dos dias de folga para 2018.

3. A CML assume o compromisso de assegurar e alargar através das entidades competentes, a formação técnica necessária ao manuseamento de viaturas e equipamentos a todos os trabalhadores.

4. A CML irá proceder à mobilidade (intracategorias) dos trabalhadores cantoneiros para CMPVE em função das vagas existentes no Mapa de Pessoal/2017, comprometendo-se ainda ao seu alargamento para 2018 em função do número de casos existentes por resolver.

5. A CML comprometeu-se ainda à abertura de novo concurso público de admissão de pessoal na categoria de cantoneiro. Neste momento, irá recorrer à reserva de recrutamento do concurso concluído este ano.

6. Sobre os piquetes, a CML assegura todos os esforços no sentido da sua existência e funcionalidade plena.


Perante os compromissos assumidos pela CML, o STML após auscultação aos trabalhadores, decidiu suspender o pré-aviso de greve considerando estarem satisfeitas as reivindicações que o justificaram.

 

Lutar vale sempre a pena como mais uma vez fica confirmado! Devemos contudo manter uma atenção e controlo diário sobre a realidade que nos envolve enquanto trabalhadores. Melhor organizados, mais informados e sempre interventivos, são caminhos indispensáveis à defesa eficaz dos nossos direitos, interesses e expetativas.

 

Sindicaliza-te no Teu Sindicato, o STML!

 

logo 40 anos