Entrada Comunicados Comunicados 2016 Aos Sapadores Bombeiros: STML reúne com o Vereador do RH e Finanças
Aos Sapadores Bombeiros: STML reúne com o Vereador do RH e Finanças Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 30 Junho 2016 11:44

No dia 24 de Junho de 2016, o STML esteve reunido com o Vereador João Paulo Saraiva, com a diretora dos Recursos Humanos e outros dirigentes da autarquia, tendo sido discutidos pontos importantíssimos que agora damos conta.

stml bombeiros

Sobre o reforço do número de Bombeiros Sapadores nos turnos

Considerando que não aceitamos o atraso no processo que procura reforçar o número de bombeiros indispensáveis às viaturas ao socorro, situação de carência que ainda persiste. O STML reiterou a urgência de uma resposta a este problema. Exigimos ainda que se volte a colocar em serviço efetivo, mais viaturas que as previstas no projeto de reorganização efetuado pelo Comando. Como exemplo concreto, relembramos a necessidade de 2 VSAT, 10 VUCI permanentes e mais algumas viaturas de acordo com a proposta do Sindicato já entregue oportunamente.

Confrontado com este problema, o Vereador reconheceu a necessidade de mais efetivos e afirmou que o Comando ficou de enviar uma proposta para se recorrer a Bombeiros que pretendam no seu período de folga, suprimir as necessidades das viaturas de socorro através do pagamento de trabalho extraordinário.

Face à necessidade de aprofundar este assunto no sentido de encontrar respostas céleres e concretas, o STML já solicitou uma reunião de caráter urgente com o Vereador que tutela o RSB e o respetivo Comandante.

Sobre o concurso de ingresso (Recruta)

Neste capítulo fomos informados que iria ser aprovado em Sessão de Câmara no dia 29 de Junho a abertura de um novo concurso de ingresso, dando assim cumprimento ao acordado em ata com o STML. Concurso que será aberto para 50 recrutas com reserva de recrutamento de mais 50.

Mesmo assim, não deixámos de referir que para a realidade atual do RSB, este é um número manifestamente insuficiente. Paralelamente e tendo em conta as experiências menos positivas observadas na última recruta realizada, a Autarquia aceitou que se altere a forma de publicitar o concurso, a informação das provas a transmitir aos candidatos, personalizando-a adequada e atempadamente, além da alteração ao processo de apuramento dos psicotécnicos.

Houve também da parte da CML o compromisso de envolver mais o STML em todas as fases do recrutamento, como sindicato mais representativo do RSB.

Sobre a aplicação da taxa de 10% aos gratificados feitos pelos Bombeiros.

Fomos informados pelo executivo que estavam em condições de fazer o pagamento com efeitos a partir de 1 de Julho 2016. Este pagamento seria feito como até agora, ou seja, trabalho extraordinário.

Neste contexto, o STML informou que devem ser cumpridos os preceitos legais e como tal dar seguimento ao Despacho enviado pelo Sr. Secretário de Estado da Administração Fiscal, ficando a Câmara Municipal depositante da verba recebida pelas prevenções e procedendo ao respetivo desconto de 10%, devolvendo o restante montante aos Bombeiros.

Tratando-se de uma histórica reivindicação dos Bombeiros Sapadores e do Seu Sindicato (STML), agora finalmente alcançada, não abdicaremos do seu cumprimento na íntegra por parte da Câmara Municipal de Lisboa.

Unidos e informados somos mais fortes!
O STML sempre na defesa dos Bombeiros do RSB!