STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2016 Aos Trabalhadores da Junta de Freguesia dos Olivais
Aos Trabalhadores da Junta de Freguesia dos Olivais Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 23 Maio 2016 13:38

STMLNos últimos meses e como resultado dos plenários, visitas e contactos realizados com os trabalhadores dos mais variados setores profissionais da Junta de Freguesia dos Olivais, foi possível concluir o respetivo Caderno Reivindicativo, agora apresentado pelo STML ao Executivo liderado pela Presidente Rute Lima.

Damos conta dos assuntos debatidos na reunião do passado dia 18 de Maio em que, para além dos dirigentes do STML, participaram da parte da Junta de Freguesia a Sra. Presidente Dra. Rute Lima e a Dra. Áurea Neto (Chefe de Divisão).

Assim,

  • O STML transmitiu a discordância dos trabalhadores da Limpeza Urbana quanto à intenção, já expressa pela Junta de Freguesia, em alterar a organização dos horários de trabalho, nomeadamente extinguindo o horário noturno e implementando o horário por turnos;
  • Ficou esclarecida a questão levantada recentemente em torno do gozo das folgas acumuladas na CML. Referem que nunca foi intenção da Junta de Freguesia retirar o direito às folgas, ficando acordado que os trabalhadores deverão calendarizar o seu gozo até ao final do ano corrente. A Junta de Freguesia avaliará ainda a proposta do STML quanto ao possível pagamento das folgas acumuladas;
  • A Junta de Freguesia informou que ainda não procedeu à avaliação de desempenho referente ao Biénio 2013/2014, devido ao não envio por parte da CML, da informação relativa ao período em que os trabalhadores permaneceram na Autarquia. O STML comprometeu-se a intervir junto da CML para que atue em conformidade com as suas responsabilidades nesta matéria.

Realçamos e valorizamos a abertura demonstrada pelos responsáveis da Junta de Freguesia aos diversos problemas inscritos no caderno reivindicativo, perspetivando-se inclusive a resolução a breve trecho de algumas das reivindicações apresentadas. Contudo, face à natureza complexa de muitas outras situações, às quais urge dar uma resposta concreta e positiva, foi agendado para 6 de Julho uma nova reunião de trabalho.

O STML continuará a acompanhar os trabalhadores e os seus problemas, exigindo a sua resolução com responsabilidade, honestidade e seriedade. Relembramos ainda que respeitar os seus direitos e proporcionar melhores condições de trabalho, é um caminho indispensável à salvaguarda de um serviço público de qualidade, eficiente e económico.