STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2014 Algumas chefias do RSB reunem para retirar direitos aos Bombeiros
Algumas chefias do RSB reunem para retirar direitos aos Bombeiros Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 28 Fevereiro 2014 17:39

stml bombeirosEstranho mundo este em que vivemos, quando alguns chefes desta nossa casa e alguns deles dirigentes sindicais se indignam com o facto de outra estrutura sindical, conseguir obter legalmente, como não podia deixar de ser, mais direitos para os trabalhadores, ou não será essa a primordial função de um sindicato?

Foi o que aconteceu no dia 27 de Fevereiro, em que um chefe de quartel da zona florestal da cidade, se propôs reunir toda a chefia com o objetivo de discutir um acordo coletivo de entidade empregadora pública, vulgo ACEEP, desta estrutura sindical.

E pasme-se, que aquilo que preocupava esse chefe de quartel e outros dirigentes sindicais era o facto de vir plasmado no ACEEP do STML, a consagração de mais alguns direitos para os trabalhadores, nomeadamente as trocas de serviço/trocas de folga, que até à data eram uma conceção do comandante de companhia e passou a ser um direito dos bombeiros.

Obviamente que a aplicação desse direito tem que ter regras e disso demos conta ao Sr. Comandante em reunião tida no dia 17, em que coincidimos com a ideia de que esse direito seria vertido numa Norma de Execução Permanente, (NEP) onde ficariam explícitas as regras a seguir.

O STML não faz favores à entidade empregadora, negoceia com ela as melhores soluções para o Regimento, sendo que o Regimento somos todos nós, bombeiros.

O STML acordou e assinou este aceep com o propósito de consagrar mais alguns direitos aos bombeiros, e melhores condições de trabalho como trocas de serviço, exames médicos, férias suplementares, manutenção de refeitórios.

PORQUE NÃO REUNEM PARA RESOLVER OS PROBLEMAS REAIS DO RSB?

Quando todos os dias se deparam com os seus homens sem EPI`S adequados, falta de fardamento, falta de segurança das viaturas de socorro, falta de condições nos quarteis.

Quando as viaturas de socorro saem com guarnições incompletas, quando se colocam viaturas fora de serviço para mandarem bombeiros para formaturas e prevenções.

Para eles estas situações não colocam o socorro em causa, o que coloca em causa o socorro, de acordo com o que vem na carta que anexamos é os bombeiros terem o direito a trocas de serviço sem a necessidade do chefe fazer ou não essa concessão.

Porque não propõem acabar com algumas mordomias que tem, que claramente somos todos a pagar, em vez de pretenderem retirar os direitos agora conquistados pelos bombeiros.

ESTE SINDICATO É E SERÁ DEFENSOR DOS BOMBEIROS INDEPENDENTEMENTE DO POSTO. IRÁ SEMPRE LUTAR PARA CONSEGUIR MELHORES CONDIÇÕES PARA TODOS!

ASSINAMOS ACEEP PARA BENEFICIAR OS TRABALHADORES E O RSB, NÃO O SEU CONTRÁRIO.