Entrada Comunicados Comunicados 2013 RSB - Que sindicato pode estar contra uma greve justa?
RSB - Que sindicato pode estar contra uma greve justa? Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 17 Dezembro 2013 09:54

stml bombeirosNos últimos anos a política deste sindicato, no que respeita a provocações vindas de outras estruturas foi a de não retaliar, pois acreditamos que os bombeiros sabem quem verdadeiramente os defende e conhece as dificuldades com que nos deparamos no dia-a-dia ... é que nós vestimos a farda e estamos no socorro.

Mas como diz o povo, "quem não se sente não é filho de boa gente", pelo que somos obrigados a emitir este comunicado em "defesa da honra", face à tentativa inusitada e inesperada de denegrir a imagem do Departamento de Bombeiros do STML, por parte da ANBP/SNBP, através do seu comunicado de 13-12-2013:

1. Não compreendemos que com tantas situações graves por resolver na "nossa" casa, existam organizações que têm como principal função caluniar o sindicato que representa mais de 70% dos sapadores de Lisboa e que defende os direitos dos bombeiros, não fazendo favores à entidade empregadora;

2. Como vem sendo demonstrado ao longo dos anos, têm sido as formas de luta encetadas pelo STML que garantiram que direitos dos bombeiros não fossem sonegados, como por exemplo o pagamento das horas da última recruta e os feriados que estamos agora a receber.

Nunca quisemos fazer alarde disso mas poderão verificar através do anexo (oficio enviado pela vereadora das finanças) , quem afinal conseguiu o quê?

3. Não se compreende que existam estruturas que, não só não apoiam como ainda criticam quem defende os direitos dos bombeiros, de todas as formas legais ao seu dispor, como é o caso de uma greve. Ou será que a redução do orçamento para o RSB, a falta de efetivos, o vazio hierárquico, a falta de EPI's, a falta de fardamentos, um parque automóvel envelhecido e insuficiente, os aquartelamentos a necessitarem de obras urgentes, o não pagamento do suplemento noturno e o não pagamento do vencimento total no período de férias, não serão razões mais que suficientes para uma greve? Ou será melhor calar para fazer favores à autarquia?

4. Respeitem pelo menos a inteligência dos bombeiros e não distorçam a realidade, pois relativamente à greve, uma coisa é o pré-aviso outra bem diferente é a decisão final resultante do acordo entre as partes envolvidas. Mas compreende-se que não entendam a mecânica das coisas. Será falta de experiência talvez?

5. Como os bombeiros poderão verificar aquando da publicação em ordem de serviço, não foram sequer considerados serviços mínimos para o aeroporto, (atempadamente aceitamos retirar da greve os bombeiros a fazer serviço no destacamento do aeroporto) como o Comandante do RSB, o Comandante do Destacamento e o Chefe da secção de pessoal, puderam constatar na reunião havida na DGAEP, para discussão deste assunto.

6. Incompreensível é a posição de certos dirigentes sindicais quando tentam sonegar direitos a delegados sindicais de outras estruturas, aquando do desempenho de funções que não lhes conferem competências para esse efeito. Será caso para dizer "olhem para o que eu digo e não para o que eu faço".

O STML é conhecedor e cumpridor da legislação e não admite ingerências nem perseguições à forma como os seus delegados sindicais desempenham a sua missão.

7. Para se ser respeitado tem que se saber respeitar; não basta contar mentiras, ou agitar fantasmas, tem que se mostrar que se está do lado certo da barricada.

Sapadores em GREVE por:

Um socorro de qualidade à população de Lisboa

Melhores condições de trabalho

EPI'S de qualidade para todos os Sapadores

PELA SALVAGUARDA DOS SEUS DIREITOS!

ANEXO AQUI - Ofício enviado pela Vereadora das finanças