STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2013 O STML não desiste até atingir os objetivos de todos nós!
O STML não desiste até atingir os objetivos de todos nós! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 18 Abril 2013 14:42

RSBNo dia 16 de Abril o STML realizou 2 reuniões na CML, com a Direção Municipal de Recursos Humanos e com o Vereador Manuel Brito, das quais resultaram algumas informações importantes para todos os bombeiros e que nalguns casos representam mesmo, avanços e conquistas em reivindicações que há algum tempo perseguimos.

 

Pagamento aos acidentados em serviço

Perante a insistência do STML, a CML acedeu à reivindicação de pagar a remuneração total aos acidentados em serviço a partir do primeiro dia do ano corrente. A secção de pessoal do RSB, será informada pelos RH da CML desta decisão, pelo que, todos os bombeiros que tenham sido vítimas de acidente ao serviço desde o dia 1 de janeiro de 2013, devem contactar o STML, a fim de serem ressarcidos do valor em falta.

Esta reivindicação, perseguida há muitos anos pelo STML, continua a ser alvo de processos judiciais para os casos ocorridos em data anterior.

  

Concursos de promoção

Fomos informados pela DMRH que a Vereadora tinha solicitado o carácter de excepcionalidade, previsto no OE, para abertura de concurso de promoção, ao Secretário de Estado da Administração Pública, posição que o STML vinha há muito defendendo.

Segundo os Recursos Humanos, a Secretaria de Estado da Administração Pública mostrou verbalmente a sua concordância, estando a CML a aguardar a formalização da mesma, a fim de iniciar os processos concursais.

Sobre este tema o vereador concordou com a posição do STML, mostrando-se muito preocupado com a situação que se está a verificar no RSB, considerando que o vazio hierárquico é uma situação que urge resolver a muito curto prazo.

  

Pagamento dos feriados de 2013

A Vereadora dos Recursos Humanos, mantém a opinião que estes feriados não deverão ser pagos. O STML não aceita esta violação da lei e reafirmou a sua posição na reunião com a DMRH, informando a Diretora Municipal que tomará todas as diligências necessárias para que mais uma vez os direitos dos bombeiros não sejam sonegados.

Perante a nossa posição a Diretora solicitou mais algum tempo para reconsiderar levar mais uma vez esta questão à Vereadora.

  

Pagamento das horas extra da última recruta

Fomos informados que a secção de pessoal já reuniu toda a informação necessária relativa às horas devidas a estes bombeiros, garantindo os RH que, caso o RSB envie nas próximas semanas toda a documentação, as horas serão pagas no recibo de Maio.

  

Alteração das avaliações de SIADAP em sede de CCA

O STML apresentou o desagrado e duvidas pelos critérios utilizados para a redução da nota de avaliação proposta aos bombeiros pelo seu avaliador, posteriormente alterada em sede de Conselho Coordenador de avaliação (CCA).

Perante esta possível arbitrariedade, os bombeiros devem exigir a entrega da cópia da ata correspondente à tomada de decisão do CCA e só depois deverão

 

Determinação, confiança e unidade, são as palavras-chave que devem nortear a luta dos trabalhadores. Os acontecimentos aqui expostos demonstram uma vez mais a justeza da nossa luta!