STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2011 Greve dos Trabalhadores da DMPO e da DMAU
Greve dos Trabalhadores da DMPO e da DMAU Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 16 Dezembro 2011 14:30

Face à proposta que o actual executivo apresentou ao STML sobre os novos horários de trabalho para a DMAU e para a DMPO (entre outros serviços), a única resposta possível é a luta de todos os trabalhadores!

greve_26_a_31_dez_2011

Relembramos que o Presidente António Costa propõe a desregulamentação total dos horários de trabalho, nomeadamente:

Para a Limpeza Urbana: Proposta de regime de turnos semanal prolongado (de 2ªfeira a sábado e com um subsidio de turno de 22%) ou 35H/semanais, de 2ªfeira a sábado, sem recurso a trabalho extraordinário. Para o período diurno e nocturno.

Para os Cemitérios: Horários desfasados com entradas e saídas entre as 08h00 e saída às 16h00 e das 09h00 às 17h00 sem recurso a trabalho extraordinário.

Manutenção dos Espaços Verdes e P. F. do Monsanto: 35H/semanais, de 2ªfeira a sábado sem recurso a trabalho extraordinário.

DRMM: 35H/semanais, de 2ªfeira a sábado, sem recurso a trabalho extraordinário. Para o período diurno e nocturno.

Brigada de Colectores: Horário por turnos – Regime semanal prolongado parcial, inclui o sábado. Subsídio de turno de 20%.

DEMIEM - Manutenção Geral dos Edifícios (escolas, túneis, postos de limpeza, mercados, etc.), manutenção do edifício dos Paços do Concelho - Regime de horários por turnos em regime semanal parcial (15%) sem recurso a trabalho extraordinário.

Brigada de Sinalização - Cumprimento do horário normal de trabalho diário de 7H00 das 20 às 3H00 e das 16H00 às 23H00. Mantém-se o horário das 8 às 16H00. As horas de serviço normal noturno têm o correspondente acréscimo legal de 25%.

LX Alerta (DMPO) - O horário das 8 às 16H00 e das 16H00 às 24H00 em regime de rotatividade é o mais adequado. As horas de serviço normal noturno têm o correspondente acréscimo legal de 25%.

A proposta de horários de trabalho da CML é uma afronta sem precedentes aos trabalhadores do Município de Lisboa e às suas condições de trabalho, agravando impreterivelmente, as suas vidas.

Mais uma vez, impõem aos trabalhadores os sacrifícios da “crise”, para a qual em nada contribuíram, ou pela má gestão financeira e pela total incompetência que grassa um pouco por toda a CML, que transcende os próprios trabalhadores.

Por outro lado o Presidente da CML pretende financiar a autarquia com as verbas que o Governo quer roubar aos trabalhadores da Direcção Municipal do Ambiente Urbano, da Direcção Municipal de Projectos e Obras, entre outros.

Verificamos dois pesos e duas medidas!

António Costa não refere por exemplo, as consequências da medida consubstanciada no OE 2012, que prevê a redução até 50% do valor do trabalho extraordinário, o mesmo é dizer, a autarquia irá pagar muito menos pelo trabalho extraordinário efectuado pelos trabalhadores.

Resultante do OE 2012 do PSD/CDS, que contempla a usurpação dos subsídios de férias e de natal aos trabalhadores da administração pública, o executivo camarário, irá arrecadar cerca de 20 milhões de euros em 2012, e mais 20 milhões de euros em 2013. Mais uma vez, verificamos que serão as remunerações dos trabalhadores a financiar os cofres da autarquia e os desbaratos dos seus responsáveis.

Por estes motivos ignóbeis, insensatos e injustos, o STML colocou um pré-aviso de greve para o período de 26 a 31 de Dezembro.

Dia 26 de Dezembro, das 00h00 às 24h00:

Todos os trabalhadores afectos à Direcção Municipal de Ambiente Urbano (DMAU) e Direcção Municipal de Projectos e Obras (DMPO).

Dia 27 de Dezembro, das 00h00 às 24h00:

Todos os trabalhadores afectos ao DRMM a todos os condutores de MPVE afectos ao Departamento de Higiene Urbana.

Dia 28 de Dezembro, das 00h00 às 24h00:

Todos os trabalhadores / cantoneiros, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos afectos ao Departamento de Higiene Urbana e a todos os trabalhadores da Divisão de Saneamento afectos à DMPO.

Dia 29 de Dezembro, das 00h00 às 24h00:

Todos os trabalhadores afectos ao DRMM a todos os condutores de MPVE afectos ao Departamento de Higiene Urbana.

Dia 30 de Dezembro, das 00h00 às 24h00:

Todos os trabalhadores / cantoneiros, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos afectos ao Departamento de Higiene Urbana e a todos os trabalhadores da Divisão de Saneamento afectos à DMPO.

Dia 31 de Dezembro, das 00h00 às 24h00:

Todos os trabalhadores afectos à Direcção Municipal do Ambiente Urbano, ao Departamento de Manutenção e Reparação Mecânica e ao Departamento de Higiene Urbana.

Greve a todo o trabalho extraordinário nos dias úteis, feriados, descanso semanal obrigatório e complementar, das 00h00 do dia 26 de Dezembro às 24h00 do dia 8 de Janeiro de 2012, abrangendo os trabalhadores da Direcção Municipal de Ambiente Urbano.

 A luta que deve envolver todos os trabalhadores será a resposta determinada e firme à tentativa do executivo em desregulamentar os horários de trabalho, diminuir as remunerações e agravar por esta via, as condições de vida de todos aqueles que prestam um serviço inestimável à cidade e população de Lisboa.

É necessário ainda referir, que os munícipes sairão igualmente prejudicados, caso esta proposta seja implementada. A mesma coloca em causa a prestação de um serviço público de qualidade, através da sua diminuição real e objectiva.

Não bastam as medidas do Governo e da troika, também o Presidente da CML quer espezinhar ainda mais, os direitos e interesses dos trabalhadores da CML.

É PRECISO DIZER BASTA SR. PRESIDENTE!