STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2011 Bombeiros! Lutar vale a pena!
Bombeiros! Lutar vale a pena! Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 08 Novembro 2011 14:18

Departamento_Bombeiros_STML_-_162x217As lutas levadas a cabo pelo STML como os plenários de 23 de Setembro e do dia 2 de Novembro, não foram descabidos, contra producentes, fora de timing, ou infrutíferos, estas lutas ainda não produziram o efeito desejado mas conquistaram algumas das reivindicações dos Bombeiros.

No seguimento do plenário do dia 2 de Novembro, que alguém também designou dos "secos e dos molhados", o STML reuniu no dia seguinte (dia 3 de Novembro) com o presidente da autarquia, Dr. António Costa, na qual levamos para discussão vários problemas como o pagamento dos feriados que não são pagos desde Agosto e do descanso compensatório que não foi pago desde Setembro. Foi assumido pelo Presidente o pagamento de todos os feriados e descanso compensatório em divida até 19 de Outubro de 2011, dia em que os Bombeiros tomaram conhecimento, através de ordem de serviço.

Negamos ao Sr. Presidente termos sido ouvidos sobre o despacho publicado em diário Municipal no dia 3 de Novembro, e comunicamos o nosso desagrado perante as medidas que a Câmara pretende implementar no Regimento de Sapadores Bombeiros, especialmente em relação à alteração do horário de trabalho dos Sapadores Bombeiros. Informamos que não podemos aceitar esta alteração visto esta medida vir a por em risco a operacionalidade do socorro à cidade, a segurança dos munícipes e dos próprios bombeiros.

 

Ficou acordado com o Sr. Presidente que relativamente ao horário de trabalho / horas extraordinárias, nada decidiria enquanto não tivesse em seu poder a proposta de horário do comandante do RSB, e que assim chegasse as suas mãos nos daria conhecimento e reuniria novamente com o STML.

Relativamente à situação das prevenções às casas de espectáculos, ser asseguradas por Elementos ao serviço, o STML considera impossível essa opção e disso deu conta aos responsáveis Camarários; a falta de Bombeiros nos turnos para garantir a operacionalidade do socorro aliado à grande quantidade de Bombeiros necessários para efectuar esse tipo de prevenções assim o dita.

O Sr. Presidente manteve a intenção de em teatros Municipais e em eventos organizados pela CML ser garantido a segurança por Bombeiros ao serviço, deixando no entanto cair todos os restantes eventos. Continuando estes garantidos por Bombeiros em período de folga.

O STML não deixou, de mais uma vez, colocar sobre a mesa, um velho anseio dos Bombeiros, em que o pagamento destes serviços seja pago de forma diferente (trabalho extraordinário), prevendo o pagamento deste trabalho no mês imediato ao da sua realização, ao que os Recursos Humanos informaram estar a estudar esta possibilidade, pelo que aguardamos uma resposta para breve.

Está provado. Vale sempre a pena lutar! Não vamos baixar os braços enquanto alguém ponha em causa a Nossa segurança e a dos Munícipes. Os Bombeiros continuam unidos e dispostos a lutar e só assim vamos conseguir atingir e defender os nossos legítimos direitos.

O STML, vai continuar a dar voz aos Bombeiros, acredita e luta pelas causas dos trabalhadores, de todos sem excepção, sejam eles "secos ou molhados".

Vamos lutar contra as medidas do Governo e da CML, pelos nossos direitos:

  • Dia 12 de Novembro com uma forte participação na Manifestação da Administração Pública;
  • Dia 24 de Novembro aderindo à Greve Geral