STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Acção Sindical Os Aposentados da Administração Pública saíram à rua e disseram não a um Governo ladrão!
Os Aposentados da Administração Pública saíram à rua e disseram não a um Governo ladrão! Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 01 Outubro 2013 15:20

Manif ref 25 set 2 2013Organizada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública e pela sua Comissão Nacional de Aposentados, onde o STML está representado, realizou-se no dia 25 de Setembro uma importante Jornada nacional de protesto contra o roubo das pensões, que culminou numa grande concentração com milhares de reformados na Praça do Rossio, em Lisboa.

Graves ameaças pairam sobre todos os trabalhadores da Administração Pública, sejam aposentados ou ainda no ativo. Se vier a ser concretizada a legislação sobre aposentações que este Governo terrorista enviou para a Assembleia da República, com cortes retroativos nas pensões de aposentação, na ordem dos 10%, assistiríamos a um infame assalto aos bolsos de trabalhadores que lutaram toda uma vida para conseguirem uma reforma digna.

Manif refo 25 set 2013A CGTP/Inter-Reformados, que agrega os reformados sindicalizados,sejam oriundos da atividade privada, sejam provenientes do setor público, associou-se a este protesto desde a primeira hora, tanto na sua divulgação como na mobilização para a luta.

 

Os reformados do setor privado e do setor empresarial do Estado, concentraram-se no Largo do Chiado às 14H00, de onde desfilaram para o Rossio ao encontro dos companheiros aposentados da Administração Pública, entre os quais se encontrava uma boa representação da Comissão de Reformados do nosso Sindicato.

 

Dando voz ao protesto e indignação de todos os presentes foram efetuadas intervenções por Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum, por aposentados representantes dos sindicatos promotores, pela coordenadora da Inter-Reformados, Fátima Canavezes e pelo Presidente do MURPI Casimiro Menezes.

Na sequência da aprovação de uma Resolução (hiperligação), foi decidido pelos presentes prolongar esta ação com um desfile em direção ao Ministério da Finanças, onde uma delegação procedeu à entrega do documento.

 

Desta Resolução destacamos: Rejeição dos cortes; apelo ao envio da lei para o Tribunal Constitucional; luta contra o Governo e suas medidas; compromisso na participação em todas as lutas contra estas políticas do Governo e da Troika, desde logo com uma grande participação na jornada de luta convocada pela CGTP para o próximo dia 19 de Outubro.

 

Durante toda a manifestação, procedeu-se a uma intensiva recolha de assinaturas para a Petição contra o roubo nas pensões e o aumento da idade da reforma,
recentemente lançada pela CGTP, para a qual chamamos a atenção de todos os nossos associados e trabalhadores em geral.

stml90x90

Inter reformados