STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Conferências e Encontros
8º Encontro da Inter-Reformados de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 03 Julho 2018 11:39

Foto CapaRealizou-se no dia 22 de Junho, na Casa dos Direitos Sociais, em Marvila, o Encontro que culminou os três anos de mandato da atual Direção (2015-2018). Sob o lema "Uma vida de trabalho exige valorização das reformas no presente e no futuro", contou com a participação de mais de 100 delegados. Neste momento de balanço e reflexão conjunta, estiveram representados 20 sindicatos da região de Lisboa, entre os quais uma delegação de 6 elementos do STML.

A sessão iniciou-se com projeção de vídeo sobre atividades desenvolvidas ao longo do mandato, seguindo-se a apresentação de documento sobre a situação social dos reformados e pensionistas do distrito.

Dos documentos analisados e aprovados, destacamos: relatório de atividades, plano de organização e plano de ação reivindicativa. Foi eleita a nova direção, composta por 36 elementos, integrando três da nossa Comissão de Reformados: Salomé Almeida, António Rocha e António Coimbra. Ficou bem vincado o compromisso desta nova equipa de prosseguir, com redobrada capacidade e determinação, todos os combates necessários em defesa dos direitos dos reformados.

Continuar...
 
8ª Conferência Nacional da Inter-Reformados / CGTP-IN Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 14 Fevereiro 2017 11:49

Foto Capa- 8 conferencia nacional da IRA 10 de Fevereiro, a IR realizou a sua 8º Conferência Nacional no Olaias Park Hotel, num auditório repleto com centenas de delegados e convidados de todo o país. Iniciou-se com a exibição de vídeo alusivo à luta sindical dos reformados, um momento cultural com grupo musical "Cais da Saudade" e a leitura de poema de Amadeu Silva, reformado do SNTCT.

Sob o lema "Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma - Reforçar a organização, fortalecer a participação", foram discutidos e aprovados documentos essenciais ao prosseguimento da luta em defesa dos reformados e aposentados, tais como: Relatório de Actividades, Regulamento da IR, Carta Reivindicativa, Organização Sindical dos Reformados.

A Carta Reivindicativa inclui um conjunto de 14 reivindicações imediatas, destacando-se o aumento de todas as pensões de velhice e invalidez, de forma a repor o poder de compra dos reformados e pensionistas.

Foi eleita a nova Direcção Nacional para o mandato de 2017/2021, com 35 elementos, dos quais 16 são novos. A Direção é reforçada com a participação de 3 novos Sindicatos e de 2 novas Uniões. O STML passará a estar representado pelo camarada António Rocha.

Por parte do STML, participaram 6 membros da Direcção e da Comissão de Reformados.


- Saudações do STML e da Comissão de Reformados.


- Fotos

 

- Carta Reivindicativa

 

Logo reformadoslogo 40 anos

 

 
Do Programa de Acção para 2016-2020 aprovado no XIII Congresso da CGTP Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 09 Março 2016 10:59
A Inter-Reformadosxiii cong cgtp
 
Uma grande parte dos trabalhadores adquire, ao longo da vida, uma larga e rica experiência forjada na acção e na luta pela democracia e pela liberdade sindical, por melhores condições de vida e de trabalho e por transformações políticas, económicas e sociais. Ao deixarem de ser trabalhadores activos devem continuar ligados aos seus sindicatos.
 
A Inter-Reformados é a organização específica da CGTP-IN para os trabalhadores reformados, aposentados e pensionistas. A sua estrutura assenta em cada Sindicato, União e Federação, competindo-lhe, nomeadamente: incentivar a organização específica dos reformados, aposentados e pensionistas aos vários níveis da estrutura sindical, priorizando os sindicatos; manter uma dinâmica permanente de discussão dos problemas específicos destes trabalhadores, no quadro da luta pela resposta aos problemas dos trabalhadores em geral; dinamizar acções e iniciativas reivindicativas conducentes à obtenção de políticas sociais mais equitativas, e designadamente, de pensões mais dignas, tendo em conta as deliberações tomadas pelos órgãos competentes da CGTP-IN; propor formas de intervenção e participação próprias nas acções a desenvolver.
 
Ver mais aqui.
 
Intervenção de Fátima Canavezes Coordenadora da Inter-Reformados Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 01 Março 2016 17:07
Camaradas,
 
IR int Fatima
Em nome da Direcção Nacional da Inter-Reformados, saúdo o XIII Congresso da CGTP-IN: os seus Delegados homens e mulheres que, no activo e na reforma, constroem esta grande central sindical que é a CGTP. Uma saudação especial aos seus convidados e às delegações estrangeiras aqui presentes.
 
A Inter-Reformados é a organização específica dos trabalhadores reformados, aposentados e pensionistas.
 
Enquanto organização específica da CGTP-IN, a Inter-Reformados, actua a partir dos seus órgãos próprios e em estreita ligação à sua Central Sindical, às suas estruturas intermédias e aos sindicatos.
 
A Inter-reformados dinamiza a defesa intransigente de pensões dignas após uma vida de trabalho, assim como, a luta por direitos sociais para os trabalhadores portugueses, que na passagem à situação de reformados, lhes garanta melhor qualidade de vida, autonomia económica e social, bem como o direito de participação social, política e cultural.
 
Ver mais aqui.
 
stml90x90Logo Inter Reformados 100x87
 
Debate sobre Organização Sindical de Reformados Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 17 Julho 2015 11:10

IR - Debate sobre Organizacao de ReformadosA Inter-Reformados completa a 10 de Novembro o seu 25.º aniversário.

No âmbito das comemorações desta data, realizou-se a 14 de Julho, na sede da CGTP um debate sobre Organização Sindical de Reformados com mais de oitenta participantes das várias organizações distritais de todo o país.

Esteve presente e interveio no debate, o Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos.

O STML fez-se representar por 5 elementos da sua Comissão de Reformados.
No decorrer dos trabalhos, foi aprovada uma moção de forte apelo aos reformados para prosseguirem a luta contra a política de exploração e empobrecimento e participarem, desde já na Concentração convocada pela CGTP para o dia 22 de Julho, às 11h, junto à Assembleia da República.

 

Inter reformadosstml90x90

 
7º Encontro da Inter-Reformados de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 02 Julho 2015 11:00

IR - 7 Encontro Logo

 

 

Realizou-se no passado dia 25 de Junho, o 7º Encontro da Inter-Reformados de Lisboa,

sob o lema "Organizar para lutar contra quem nos quer roubar".

 

Com uma participação que excedeu a centena, entre delegados e convidados dos sindicatos integrantes da União dos Sindicatos de Lisboa, teve lugar no auditório do STAL, na R. D. Luís I. O STML esteve largamente representado, com um elemento da Direcção e nove da sua Comissão de Reformados.
O Encontro abriu com a apresentação de um estudo caracterizador da situação social dos reformados e idosos no distrito de Lisboa, em que se quantificam as consequências gravosas para o nível de vida desta camada populacional, das políticas "austeritárias".

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 2