STML - 40 Anos
Entrada Conferências e Encontros
8ª Conferência Nacional da Inter-Reformados / CGTP-IN Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 14 Fevereiro 2017 11:49

Foto Capa- 8 conferencia nacional da IRA 10 de Fevereiro, a IR realizou a sua 8º Conferência Nacional no Olaias Park Hotel, num auditório repleto com centenas de delegados e convidados de todo o país. Iniciou-se com a exibição de vídeo alusivo à luta sindical dos reformados, um momento cultural com grupo musical "Cais da Saudade" e a leitura de poema de Amadeu Silva, reformado do SNTCT.

Sob o lema "Sindicalizados sempre, no trabalho e na reforma - Reforçar a organização, fortalecer a participação", foram discutidos e aprovados documentos essenciais ao prosseguimento da luta em defesa dos reformados e aposentados, tais como: Relatório de Actividades, Regulamento da IR, Carta Reivindicativa, Organização Sindical dos Reformados.

A Carta Reivindicativa inclui um conjunto de 14 reivindicações imediatas, destacando-se o aumento de todas as pensões de velhice e invalidez, de forma a repor o poder de compra dos reformados e pensionistas.

Foi eleita a nova Direcção Nacional para o mandato de 2017/2021, com 35 elementos, dos quais 16 são novos. A Direção é reforçada com a participação de 3 novos Sindicatos e de 2 novas Uniões. O STML passará a estar representado pelo camarada António Rocha.

Por parte do STML, participaram 6 membros da Direcção e da Comissão de Reformados.


- Saudações do STML e da Comissão de Reformados.


- Fotos

 

- Carta Reivindicativa

 

Logo reformadoslogo 40 anos

 

 
Do Programa de Acção para 2016-2020 aprovado no XIII Congresso da CGTP Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 09 Março 2016 10:59
A Inter-Reformadosxiii cong cgtp
 
Uma grande parte dos trabalhadores adquire, ao longo da vida, uma larga e rica experiência forjada na acção e na luta pela democracia e pela liberdade sindical, por melhores condições de vida e de trabalho e por transformações políticas, económicas e sociais. Ao deixarem de ser trabalhadores activos devem continuar ligados aos seus sindicatos.
 
A Inter-Reformados é a organização específica da CGTP-IN para os trabalhadores reformados, aposentados e pensionistas. A sua estrutura assenta em cada Sindicato, União e Federação, competindo-lhe, nomeadamente: incentivar a organização específica dos reformados, aposentados e pensionistas aos vários níveis da estrutura sindical, priorizando os sindicatos; manter uma dinâmica permanente de discussão dos problemas específicos destes trabalhadores, no quadro da luta pela resposta aos problemas dos trabalhadores em geral; dinamizar acções e iniciativas reivindicativas conducentes à obtenção de políticas sociais mais equitativas, e designadamente, de pensões mais dignas, tendo em conta as deliberações tomadas pelos órgãos competentes da CGTP-IN; propor formas de intervenção e participação próprias nas acções a desenvolver.
 
Ver mais aqui.
 
Intervenção de Fátima Canavezes Coordenadora da Inter-Reformados Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 01 Março 2016 17:07
Camaradas,
 
IR int Fatima
Em nome da Direcção Nacional da Inter-Reformados, saúdo o XIII Congresso da CGTP-IN: os seus Delegados homens e mulheres que, no activo e na reforma, constroem esta grande central sindical que é a CGTP. Uma saudação especial aos seus convidados e às delegações estrangeiras aqui presentes.
 
A Inter-Reformados é a organização específica dos trabalhadores reformados, aposentados e pensionistas.
 
Enquanto organização específica da CGTP-IN, a Inter-Reformados, actua a partir dos seus órgãos próprios e em estreita ligação à sua Central Sindical, às suas estruturas intermédias e aos sindicatos.
 
A Inter-reformados dinamiza a defesa intransigente de pensões dignas após uma vida de trabalho, assim como, a luta por direitos sociais para os trabalhadores portugueses, que na passagem à situação de reformados, lhes garanta melhor qualidade de vida, autonomia económica e social, bem como o direito de participação social, política e cultural.
 
Ver mais aqui.
 
stml90x90Logo Inter Reformados 100x87
 
Debate sobre Organização Sindical de Reformados Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 17 Julho 2015 11:10

IR - Debate sobre Organizacao de ReformadosA Inter-Reformados completa a 10 de Novembro o seu 25.º aniversário.

No âmbito das comemorações desta data, realizou-se a 14 de Julho, na sede da CGTP um debate sobre Organização Sindical de Reformados com mais de oitenta participantes das várias organizações distritais de todo o país.

Esteve presente e interveio no debate, o Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos.

O STML fez-se representar por 5 elementos da sua Comissão de Reformados.
No decorrer dos trabalhos, foi aprovada uma moção de forte apelo aos reformados para prosseguirem a luta contra a política de exploração e empobrecimento e participarem, desde já na Concentração convocada pela CGTP para o dia 22 de Julho, às 11h, junto à Assembleia da República.

 

Inter reformadosstml90x90

 
7º Encontro da Inter-Reformados de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 02 Julho 2015 11:00

IR - 7 Encontro Logo

 

 

Realizou-se no passado dia 25 de Junho, o 7º Encontro da Inter-Reformados de Lisboa,

sob o lema "Organizar para lutar contra quem nos quer roubar".

 

Com uma participação que excedeu a centena, entre delegados e convidados dos sindicatos integrantes da União dos Sindicatos de Lisboa, teve lugar no auditório do STAL, na R. D. Luís I. O STML esteve largamente representado, com um elemento da Direcção e nove da sua Comissão de Reformados.
O Encontro abriu com a apresentação de um estudo caracterizador da situação social dos reformados e idosos no distrito de Lisboa, em que se quantificam as consequências gravosas para o nível de vida desta camada populacional, das políticas "austeritárias".

Continuar...
 
II Encontro Nacional de Aposentados Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 09 Maio 2014 09:19

IMG 0183

No dia 7 de Maio, no Auditório do Montepio Geral em Lisboa, realizou-se o 2º Encontro de Aposentados da Administração Pública, promovido e organizado pela Comissão Nacional de Aposentados da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.

O Encontro foi presidido pela coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, e contou com a participação de representantes das Comissões de Aposentados dos diversos Sindicatos da Frente Comum, presentes na mesa e na assembleia. De destacar também a intervenção do economista Eugénio Rosa que apresentou uma interessante e fundamentada abordagem ao sistema público de segurança social e à forma como este governo vem procurando desfigurá-lo, em prejuízo de todos quanto amealharam a sua pensão descontando para ela durante toda uma vida de trabalho.

Terminado o Encontro, os presentes seguiram em cordão humano de protesto até ao Ministério da Finanças onde fizemos entrega da Resolução aprovada, intitulada "Contra os roubos nas pensões! Pela dignidade dos aposentados da Administração Pública".

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 2