STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 Aos Sapadores Bombeiros
Aos Sapadores Bombeiros Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 05 Dezembro 2018 12:38

RSB - concentracao 03 dez. reduzido- STML reúne com o Presidente da CML-


Integrada na extraordinária ação de luta de 3 de dezembro, promovida pelo STML e STAL, foi possível com a força de quem luta alcançar uma reunião de trabalho com o Presidente Fernando Medina. A deslocação e posterior concentração de centenas de Sapadores Bombeiros da Praça do Comércio para a Praça do Município, tornou possível que a desejada reunião se produzisse logo no dia seguinte.

Deste modo, a 4 de dezembro o STML e outras estruturas representativas dos trabalhadores reuniram com o Presidente da Câmara Municipal. Procurou-se esclarecer e sensibilizar o edil da cidade sobre as propostas do Governo em torno da carreira e da aposentação dos bombeiros profissionais, expressando igualmente o profundo descontentamento provocado no seio dos homens e mulheres que garantem, como mais ninguém, a segurança e o bem-estar das populações de norte a sul do país e, em particular, da cidade de Lisboa.

Descontentamento e repúdio patente (bem visível e audível) na elevada participação na luta do dia anterior.

No plano da reunião, o Presidente da CML foi alertado para os seguintes assuntos:

  • A possibilidade do aumento de idade de aposentação e as potenciais penalizações no momento da reforma.
  • A eventual degradação da tabela salarial, associada à estagnação das carreiras que, a nível financeiro, desmotiva por completo os trabalhadores. Soma-se o facto de um grande número de sapadores estarem no topo da sua carreira, sem eventuais capacidades de promoção ou progressão face ao projeto que o Governo quer impor.
  • A importância de quantificar e estipular a percentagem dos suplementos salariais, incorporando-os depois no vencimento.
  • A possibilidade de materializar a despromoção dos atuais chefes e subchefes. Uma consequência inaceitável e uma ofensa inadmissível contra a dignidade profissional destes trabalhadores.
  • O risco de se perder o comando das operações de socorro, sendo fundamental mantê-lo sob a alçada dos bombeiros profissionais.

Sensibilizou-se ainda o Presidente da CML para a importância em criar as condições nas instalações do RSB, visando a fundação de uma Escola Superior onde sejam formados os futuros oficiais bombeiros, continuando as atuais chefias a assumirem transitoriamente a liderança, a gestão e a organização do trabalho como até aqui.

O Presidente Fernando Medina demonstrou compreensão pela maioria das questões colocadas pelo STML. Assumiu neste propósito, que irá dialogar com o Governo e com as autarquias que detém corpos de bombeiros sapadores e municipais, no sentido de os alertar para os riscos que os projetos de decretos-lei carregam, quer para os trabalhadores, mas também para as próprias autarquias e populações.

 

A luta continua, com o teu, o nosso Sindicato, o STML. Sindicaliza-te!

 

RSB logo