STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2018 Jornada de Luta Nacional - 9 de Junho!
Jornada de Luta Nacional - 9 de Junho! Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 18 Maio 2018 14:43

9 junho - metadeTrabalhadores de norte a sul do país convergem

para Lisboa a 9 de Junho!

 

- Aviso Prévio de Greve das 12H00 às 21H00 -


A CGTP-IN convocou uma jornada de luta nacional a realizar em Lisboa no dia 9 de Junho (sábado), com concentração no Campo Pequeno e desfile até ao Marquês de Pombal.

As razões que justamente motivam esta luta envolvendo os trabalhadores dos setores público e privado de norte a sul do país são, por todos, conhecidas.

No campo dos salários, não desvalorizando uma relativa e muito tímida recuperação do poder de compra, a verdade é que em relação aos trabalhadores da administração pública parece um assunto tabu para este governo, à semelhança da prática assumida por anteriores governos. Inverter este 'estado de coisas' é uma prioridade da qual não podemos virar costas.

A um ano das eleições legislativas é fundamental afirmar inequivocamente que não aceitamos o cenário de pretensas inevitabilidades que nos negam o que é um direito essencial, isto é, um SALÁRIO DIGNO!

Dia 9 de Junho, será um dia de luta para todos os trabalhadores! Em especial para os da administração pública e nesta realidade, os da administração e setor empresarial local que o STML representa no universo do município de Lisboa. Para os trabalhadores da Câmara e Empresas municipais e juntas de freguesia, não devem restar dúvidas sobre a importância de estar na rua, materializar o nosso descontentamento e, acima de tudo, fazer ouvir as nossas reivindicações. Exigimos:

  • Valorização dos salários e pensões;
  • Reposição e dignificação das carreiras profissionais;
  • Fim da precariedade no sector público e contratação de mais trabalhadores;
  • Revogação da legislação negativa para os trabalhadores como o SIADAP;
  • Respeito pela contratação colectiva e cumprimento dos Acordos de Empresa celebrados;
  • Manutenção dos serviços públicos essenciais sob a responsabilidade do Estado Central e não a sua "municipalização".

Calar o nosso protesto, será legitimar as opções que nos sacrificam há demasiado tempo. Unir vontades, mobilizar esforços, apontar e percorrer o mesmo caminho, só assim será possível libertar a vida de cada um e a vida de todos do 'colete-de-forças' que sucessivos governos nos impõem, ora à conta do equilíbrio das contas públicas, dos défices excessivos, das injeções de capital face a roubos descarados, das imposições externas ao serviço dos interesses de potências como a Alemanha, em suma, sempre desprezando os interesses dos trabalhadores, do povo português e do próprio país.

 

Dia 9 de Junho, às 15h00 junto ao Campo Pequeno!

Silenciados não seremos, calados não ficamos, resignados não avançamos.

A luta é para e de todos, e só com todos será consequente!