STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2013 Saudação aos trabalhadores da Limpeza Urbana de Madrid
Saudação aos trabalhadores da Limpeza Urbana de Madrid Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 13 Novembro 2013 16:31

Greve limpeza urbana Madrid 300x200

Solidariedade para com os trabalhadores da limpeza urbana em greve!

 

O STML/CGTP-IN – Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, vem por este meio saudar e demonstrar a sua solidariedade aos trabalhadores da limpeza urbana da cidade de Madrid que se encontram em greve, numa luta pelos seus postos de trabalho e pelos seus direitos, contra os despedimentos e o agravamento das suas condições de trabalho e de vida.

Face à política que tem sido aplicada em Madrid, agora pela mão do PP, desprezando e desvalorizando os trabalhadores, os serviços públicos e os direitos dos habitantes da capital espanhola a serviços de limpeza de qualidade e acessíveis, não temos dúvidas que a única resposta possível a esta política de direita e terrorista é a unidade e luta dos trabalhadores passando pelo desenvolvimento de um intenso processo reivindicativo, agora materializado numa greve por tempo indeterminado.

Face à pretensão das empresas privadas da recolha do lixo que operam em Madrid, e considerando a sua intenção de despedir cerca de 1400 trabalhadores dos 6000 existentes, além de reduzir em 40% os respetivos salários, saudamos a decisão dos trabalhadores em avançarem para a luta, através da greve, como o único caminho possível na defesa dos seus direitos e interesses. Em Lisboa, os trabalhadores da limpeza urbana enfrentam, também, graves problemas.

Apesar de a Câmara Municipal estar sob a presidência do Partido Socialista (PS), as políticas contra os interesses dos trabalhadores municipais tem sido prática recorrente, em nada diferentes das políticas do atual governo do PSD/CDS-PP, liderado por Passos Coelho e Paulo Portas. Enfrentamos neste momento um processo que visa esvaziar a autarquia das suas competências, nomeadamente no que diz respeito à limpeza urbana da cidade com todas as implicações negativas no futuro dos respetivos trabalhadores e do próprio serviço público que deve ser prestado à cidade e população de Lisboa.

O STML/CGTP-IN, enquanto estrutura sindical mais representativa do município de Lisboa, sabe que só através da união, determinação e mobilização dos trabalhadores será possível travar a política que nos remete para um passado sem perspetivas de futuro. Só através da luta organizada, firme e confiante, derrotaremos quem nos quer roubar a dignidade, o direito ao trabalho e o trabalho com Direitos. A luta que se trava em Madrid é também a nossa luta! A luta dos trabalhadores madrilenos é também a luta dos trabalhadores lisboetas!

Às estruturas sindicais do país irmão que representam valorosamente os trabalhadores em greve, nomeadamente, à UGT, CGT e co.bas, as nossas saudações e solidariedade. Aos trabalhadores da 'Barrenderos e Jardineros' em greve, queremos demonstrar o nosso respeito, admiração e transmitir a ideia de confiança face à luta que se desenvolve e aos resultados que se pretendem atingir.

Seja em Lisboa ou em Madrid, venceremos com a força de quem trabalha!

 

Calorosamente,
apresentamos as nossas melhores saudações sindicais.

 

stml90x90

A Direção do STML/CGTP-IN

Lisboa, 13 de Novembro de 2013