STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2010 STML reúne com Vereador da DMAU
STML reúne com Vereador da DMAU Versão para impressão Enviar por E-mail
Sábado, 06 Fevereiro 2010 20:10

recolha_contentor_amareloA Direcção do STML reuniu com o Vereador Sá Fernandes, responsável dos pelouros da Limpeza Urbana, Espaços Verdes, Gestão Cemiterial e Iluminação Pública para abordar questões relacionadas com a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho nestes sectores.

Nesta reunião o STML apresentou um conjunto de situações que, na nossa opinião, é absolutamente urgente uma resposta da CML.

 

Assim, na Limpeza Urbana referimos que, apesar das obras já iniciadas para melhoria das condições no Posto de Limpeza da Serafina, os trabalhadores e os Serviços estão de acordo com a eventual utilização dos Balneário da Junta de Freguesia de Campolide, faltando um entendimento entre a CML e a referida Junta.

Colocámos também, em termos de instalações a necessidade de intervenção urgente no Complexo de Marvila e especialmente no Posto de Limpeza de Marvila, deixando claro que a situação do Posto não se compadece com nenhum hipotético projecto de obras porque o Posto pode ruir a qualquer momento. Também em relação ao Posto de Limpeza da Rua 1º de Maio (Alcântara), para além das deficiências existentes nos contentores, onde os trabalhadores estão alojados, a necessidade imperiosa de uma protecção colectiva face à queda de objectos do tabuleiro da Ponte 25 de Abril.

Apresentamos também a imperiosa necessidade de intervenção no Posto de Limpeza do Bairro da Boavista. Mais uma vez reclamou-se sobre os Equipamentos de Protecção Individual (EPI'S) especialmente fatos de água e calçado, bem como da falta de secadores, termo–acumuladores e outros equipamentos diversos e ferramentas (vassouras, mangueiras) nos locais de trabalho.

 

No sector dos Jardins, abordou-se a necessidade de intervenção no Jardim do Campo dos Mártires da Pátria (necessita de obras), na Quinta do Beirão (sistema eléctrico e conclusão de obras) e Estufas (interditas pela Autoridade para as Condições de Trabalho por estarem em Risco de ruir), bem como da falta de EPI's para os Motosserristas, Canalizadores e Brigadas de Arvoredo.

 

Nos Cemitérios foi referida a falta crónica de trabalhadores, o que leva a um aumento da carga de trabalho, e tendo em conta uma força de trabalho envelhecida é imperioso a abertura de concurso para o sector.

Foi ainda referida a necessidade da CML encontrar soluções que salvaguarde os trabalhadores em termos de Segurança, Higiene e Saúde nas operações em jazigos. Finalmente o STML defendeu a necessidade de um Plano Integrado de Segurança Higiene e Saúde para o Sector.

 

No sector da Iluminação Pública, relembrando que o sector foi transferido "provisoriamente", o STML referiu a necessidade da reparação do telhado das instalações centrais, e uma intervenção urgente no armazém cujo tecto está a cair.

 

A resposta do Vereador foi, na generalidade, de total compreensão pelos problemas apresentados mas que aguarda a aprovação do Orçamento para algumas das intervenções, sendo que na maioria das questões aguardam elaboração de Planos.

O STML chamou a atenção da necessidade urgente de intervenções nos locais onde existe risco para os trabalhadores (Marvila, 1º de Maio) e informou da disponibilidade dos trabalhadores para, se necessário for, lutarem pelos seus direitos e por condições de trabalho seguras e dignas.